Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

10 hábitos simples de pessoas altamente produtivas

Trabalhar muitas horas não é sinónimo de produtividade nem de uma carreira de sucesso. Deixamos-lhe 10 sugestões para maximizar os seus resultados.

Se faz muitas horas-extra e isso faz com que se sinta constantemente cansado, com dificuldade de concentração, e os erros começam a surgir, está na altura de começar a optimizar o seu tempo e trabalhar de forma mais “inteligente”.
1. Faça como o Mark Zuckerberg

Sabe porque é que ele veste sempre uma t-shirt cinzenta? Eis a explicação, nas palavras do próprio: «Preciso mesmo de libertar a minha vida de forma a tomar o menor número de decisões possíveis, excepto sobre como melhor servir a sociedade». Ou seja, simplifique a sua vida; reduza o número de decisões triviais que toma todos os dias e foque a sua energia no que realmente importa.

2. Mantenha o telemóvel à distância
Costuma ver o seu telemóvel e consultar o Instagram, o Facebook ou o Snapchat com frequência? E sente que isso afecta a sua produtividade? Se o seu telemóvel não for essencial para o trabalho que está a fazer, mantenha-o distante da sua secretária. Como obriga a que tenha que se levantar para o consultar, vai ajudar a concentrar-se no trabalho que tem em mãos.

3. Use a regra “top 3”
Para tornar o seu dia ultra-focado e produtivo, pergunte-se quais são os três objectivos que realmente precisa cumprir nesse dia. Antes de fazer qualquer outra coisa, certifique-se que cumpre esses três objectivos primeiro. Priorize de forma implacável.

4. Aprenda a agrupar tarefas
Agrupe as tarefas que não são urgentes. Por exemplo, quantas vezes faz refresh ao seu email durante o dia? Muitas pessoas fazem-no constantemente e respondem à medida que vão chegando. Mas se o seu trabalho não exige resposta imediata aos emails, basta verificá-los de três em três horas. Assim, não perde o fio à meada do que está a fazer. Mais uma vez, estabeleça prioridades. Não deixe o email controlar o seu dia.

5. Equilibre a equipa

Quer ser o herói, aquele que “entrega” o grande projecto. Percebe-se. Afinal de contas, quem não gosta de ser reconhecido?! Quer fazer um excelente trabalho e receber os aplausos. Mas o que não vai querer é entrar em burn out. Por isso, assegure que tem uma equipa capaz de fazer o trabalho. Se alguém é mais talentoso numa área específica, colabore com essa pessoa para maximizar os resultados.

6. Assistentes virtuais são o seu melhor amigo
Não literalmente. Mas algumas ferramentas disponíveis online podem ajudá-lo a fazer mais rapidamente algumas tarefas mais mecânicas que o deixam sobrecarregado.

7. Livre-se do papel
Em vez de usar cópias, use documentos digitais e arquive-os na cloud. Há muitas soluções de armazenamento gratuitas. Vai facilitar-lhe imenso a vida. Pode aceder através de vários dispositivos, onde quer que esteja, facilita a pesquisa, etc.

8. Trabalhe naquilo que o apaixona
A vida é curta por isso evite trabalhar em algo que não o faz feliz. Quando se gosta do que se faz, a energia melhora, trabalha-se com maior intensidade e com sentido de propósito. Faz toda a diferença. Não substime o poder da felicidade no trabalho.

9. Teste, constantemente
As suas ideias são apenas isso, ideias. Não passe muito tempo a tentar encontrar a ideia perfeita. A única maneira de saber se resulta, é testá-la. Os dados estatísticos irão dizer-lhe se é uma boa ideia ou não.

10. Centre-se no utilizador/cliente
Sempre que tiver pela frente um desafio e estiver na dúvidas entre duas formas de resolver o problema, pense no que seria melhor para o cliente.

Dica de bónus
Rodeie-se de pessoas inspiradoras, astutas e positivas. Vão motivá-lo!

Revista Inc.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This