Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Conseguir o Meu Primeiro Emprego

Como conseguir o meu primeiro emprego é uma questão recorrente para muitos jovens ainda inexperientes no mercado de trabalho. Contudo, conseguir o primeiro emprego sem experiência é possível, você apenas tem se saber o que fazer para optimizar as suas hipóteses de sucesso.

As expectativas

No que concerne ao primeiro emprego, é importante que tenha expectativas realistas, pois agora é que está a entrar no mercado de trabalho e está a competir com pessoas que já têm alguma experiência.

Naturalmente, o primeiro emprego implica muitas vezes começar por baixo na estrutura de uma empresa, mas é uma oportunidade também de mostrar todo o seu valor e subir no ranking de cargos de uma empresa, por isso não coloque de lado imediatamente uma oportunidade de trabalho.

Como conseguir o meu primeiro emprego

Currículo para primeiro emprego

Naturalmente, para se candidatar a qualquer potencial emprego, tem de preparar de antemão o seu currículo. Para o efeito, deve preparar um currículo simples, conciso, mas profissional. Embora ainda não tenha tido um emprego, deve aproveitar o seu currículo, para realçar todos os aspectos pertinentes à sua formação e qualquer outro tipo de experiência que possa enriquecer o seu currículo.

Não esquecer, contudo, a carta de apresentação, à qual o curriculum vitae deve estar anexado, quer para poder responder a um anúncio de emprego, quer para fazer uma candidatura espontânea.

Caso tenha dificuldades em fazer um currículo ou uma carta de apresentação profissional, visite o site de um dos nossos parceiros, nomeadamente, o Escritor Fantasma, onde disponibilizam serviços acessíveis nessas áreas.

Vagas para primeiro emprego

Normalmente, não são anunciadas vagas para primeiro emprego, contudo, existem muitas ofertas de estágios, quer remunerados quer não remunerados. Alguns estágios remunerados são mesmo apoiados por entidades governamentais, pelo que pode procurar por potenciais estágios com essas características em empresas que lhe agradem.

Nunca é demais acrescentar que muitas empresas oferecem um primeiro contrato de trabalho precisamente a estagiários que prestam um bom trabalho, portanto, um estágio profissional é sempre uma opção a considerar para conseguir um posterior primeiro emprego.

Como conseguir o meu primeiro emprego

Muitos primeiros empregos surgem dos conhecimentos pessoais, por isso, é importante que todas as pessoas saibam que você está à procura do seu primeiro emprego, quer sejam os seus formadores, amigos ou familiares.

Além disso, é importante que esteja atento a potenciais ofertas de emprego anunciadas em diversos meios de comunicação, os quais veremos mais abaixo, contudo, pode sempre enviar uma candidatura espontânea.

Faça uma lista das empresas para as quais gostaria de trabalhar e às quais acha que poderia ser útil ou mesmo acrescentar algum valor. Depois, veja os respectivos contactos dos departamentos de recursos humanos ou da secção do recrutamento e envie a sua candidatura a um potencial cargo.

Onde procurar ofertas de emprego

Desde os meios mais convencionais, como os jornais, até aos sites de ofertas de emprego, a oferta é bastante abrangente. Todos os dias são anunciadas ofertas de emprego que cobrem diversas áreas de negócios e nichos de mercado, por isso, há que estar atento.

Verifique todos os dias os jornais num café próximo de si ou veja sites especializados em ofertas de emprego, os quais são atualizados diariamente com novas vagas de emprego. Vejamos alguns exemplos de sites que disponibilizam ofertas de emprego em Portugal:

Poderá também ver a nossa secção dedicada a ofertas de emprego a qual é facultada por um dos maiores sites de empregos, nomeadamente o Indeed.

Prepare-se para a entrevista

Normalmente, qualquer oferta de emprego é precedida por uma entrevista de emprego. Para o efeito, é necessário que esteja devidamente preparado para responder a qualquer potencial pergunta que possa surgir quer sobre o seu currículo, quer sobre a empresa em questão.

A entrevista de trabalho, a par do seu currículo, é a forma que tem ao seu dispor de convencer o seu potencial futuro patrão que é a pessoa certa para o cargo, por isso, faça o possível para veicular uma boa imagem de si à pessoa responsável pelo recrutamento.

Normalmente, se você for selecionado, é contactado nos dias seguintes à entrevista. Se conseguir o seu primeiro emprego, é ótimo, contudo, se não conseguir de imediato, não se preocupe, pois geralmente leva algum tempo até conseguir o mesmo. O importante é ser dinâmico e continuar à procura do seu primeiro emprego.

Como conseguir o meu primeiro emprego, apesar de ser uma questão que pode preocupar muitas pessoas, deve ser encarada de frente e de uma forma positiva, uma atitude que provavelmente tornará o desejo de conseguir um emprego mais próximo da realidade.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This