Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Ser Piloto de Avião

Como ser piloto de avião é uma questão recorrente em muitas pessoas, que gostariam de seguir carreira no setor da aviação. Por isso, neste artigo, vamos ver como se tornar piloto de avião, de modos a facultar-lhe informação útil, caso queira seguir esta carreira.

O que é um piloto?

Um piloto é alguém que está  a trabalhar na indústria da aviação e é capaz de operar aviões, de forma a transportar passageiros ou bens de uma localização para outra. Os pilotos, normalmente, trabalham para companhias aéreas, corporações ou mesmo governos. Em determinadas situações, os pilotos podem trabalhar por conta própria ou trabalhar para um indivíduo, para providenciar transporte privado em pequenos aviões ou jatos privados. A aviação é um carreira que faculta muitas oportunidades, quer no setor privado, quer no público e mesmo oportunidades de trabalho em setores educacionais.

Como ser piloto de avião

Como ser piloto de avião

Para ser piloto de avião é preciso primeiro ter um curso para piloto de avião. Contudo, se não está devidamente familiarizado com o processo nem como ser piloto de avião, vamos-lhe explicar de forma sucinta, mas clara como ser piloto.

O processo para ser piloto de avião é complexo e pode levar vários anos. Desde os dezasseis anos, normalmente, é possível começar a trabalhar no sentido de obter o certificado de piloto ou, se preferirmos designar de outra forma, a licença de piloto. Para o efeito, têm de passar primeiro num exame médico realizado por um doutor devidamente certificado para o efeito. Após o registo numa escola de pilotagem ou com um instrutor, os estudantes podem começar o treino de chão. O treino permite preparar os alunos para tudo o que poderão encontrar nos ares. Normalmente, existe um determinado número de horas que o aluno tem de cumprir nesta fase. Após ultrapassarem com sucesso a parte do treino no chão, os estudantes podem começar a receber a instrução prática de voo. Geralmente, devem ter pelo menos 20 horas de voo assistido e 20 horas de voo a solo, sendo que a maior parte acumula cerca de 55 a 60 horas, antes de partirem para a próxima etapa. Depois, os candidatos a piloto poderão fazer o teste escrito junto da entidade reguladora do sector e depois fazer um exame prático realizado com um examinador certificado.

Após passar com sucesso em todos os testes, o aluno recebe o certificado de piloto, sendo que a partir daí pode pilotar um avião sem assistência, desde que devidamente habilitado para o tipo de avião, naturalmente.

Embora se tenha a licença de piloto, não significa que está habilitado para pilotar aviões comerciais. Na realidade, os pilotos comerciais precisam de ter centenas de horas na escola de pilotos, pilotando vários tipos de aviões. Normalmente, contudo, as companhias de aviação dão formação adicional aos pilotos, para que estejam devidamente preparados para pilotar os seus aviões.

Vagas para piloto de avião

Existem diversas oportunidades para trabalhar como piloto de avião, mas tem de estar preparado para trabalhar fora do seu país, se necessário, caso queira enveredar pela aviação comercial, naturalmente.

Pontualmente, as companhias quer nacionais, quer internacionais, lançam concursos com novas oportunidades de recrutamento para pilotos, por isso, deverá estar preparado para trabalhar no estrangeiro, especialmente se pretender ter mais horas de voo no currículo.

Salário de piloto de avião

O salário de piloto de avião pode variar substancialmente, dependendo de uma série de factores como o nível de educação, experiência, indústria, tamanho da companhia e localização. Naturalmente, o salário de um piloto iniciante não é o mesmo de um piloto sénior, o qual ganha muito mais.

Todavia, para ter uma ideia do nível salarial de um piloto sénior, em Portugal, pode chegar a valores próximos dos 10.000 euros, portanto, um montante muito significativo. Mas, claro, depende do país e da companhia.

Com a informação que veiculamos acima, tem assim uma noção abrangente de como ser piloto de avião e, desta forma, tentar seguir esta carreira, caso seja esse o seu objetivo.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This