Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar na Alemanha

Como trabalhar na Alemanha é uma questão recorrente em muitas pessoas que pretendem sair de Portugal ou do Brasil, entre outros países, naturalmente, para encontrar um trabalho através do qual possam obter rendimentos bem mais superiores ao que auferem nos seus respectivos países de origem.

Deste modo, neste artigo, vamos ver algumas dicas sobre como trabalhar na Alemanha e de como encontrar emprego na Alemanha, de modos a poder-lhe ajudar caso esteja a ponderar trabalhar nesse país.

Então, como trabalhar na Alemanha?

Trabalhar na Alemanha implica que preencha algumas condições necessárias para o efeito e que saiba as melhores formas que tem ao seu dispor de conseguir emprego nesse país. Vejamos abaixo tudo o que você necessita de saber.

Como Trabalhar na Alemanha
Trabalhar na Alemanha pode recompensar financeiramente.

Visa para trabalhar na Alemanha

Será que necessita de um visa para trabalhar na Alemanha? Quais são as condições necessárias? É um questão pertinente que muitas pessoas fazem a elas próprias. Todavia, depende do seu país de origem e das suas qualificações.

Os cidadãos de Portugal, enquanto cidadãos da União Europeia, têm o direito da liberdade de movimentos, isto é, têm acesso sem restrições ao mercado de trabalho na Alemanha. Deste modo, você não necessita quer de um visto, quer de uma licença de trabalho para trabalhar na Alemanha. Este princípio também se aplica a outros países, como a Noruega, Suíça, Islândia ou Liechtenstein.

Geralmente, tudo o que necessita para entrar na Alemanha é de um passaporte válido e de um cartão de identificação.

Se você for um cidadão brasileiro, deverá solicitar primeiro o visto antes de ir para a Alemanha, o qual poderá requerer na embaixada alemã.

Como encontrar trabalho na Alemanha

Naturalmente, não basta poder entrar no país, é preciso também saber como encontrar trabalho na Alemanha. Existem diversas formas ao seu dispor para encontrar o trabalho mais apropriado para si, desde a pesquisa na Internet até a visitas em feiras de trabalho, quer na Alemanha, quer no seu país de origem.

Contudo, naturalmente, o melhor local (e mais fácil) para encontrar trabalho na Alemanha é na Internet. Para o efeito, existem diversos sites, institucionais e privados, que pode visitar para verificar quais são as vagas de emprego disponíveis de momento no país. Vejamos abaixo alguns exemplos:

Os exemplos acima são canais institucionais, mas existem diversos outros websites e portais especializados em emprego, através dos quais pode tentar encontrar uma vaga de emprego que lhe interesse.

Naturalmente, se já estiver na Alemanha, pode e deve experimentar outras alternativas como as ofertas de emprego que são anunciadas nos jornais ou uma das muitas agências de emprego localizadas no país.

Como se candidatar a um trabalho na Alemanha

Quando encontrar alguma ofertas que lhe interessam, deve começar a candidatar-se às mesmas. O primeiro passo deverá ser, obviamente, enviar os documentos da sua candidatura para a empresa em causa. Depois, se gostarem da sua candidatura, poderá ser chamado para uma entrevista.

Na Alemanha, para se candidatar pelo método mais convencional no país, deverá enviar os seus documentos de candidatura devidamente impressos, numa pasta pelo correio. Contudo, muitas empresas também aceitam receber candidaturas online e fazem essa referência no seu anúncio de emprego. Nestes casos, deverá enviar a sua candidatura num ficheiro em PDF. De qualquer forma, os documentos a enviar, normalmente, são os seguintes:

  • Carta de apresentação
  • Currículo
  • Certificados

Se não tiver feito ainda o seu currículo, pode recorrer ao Europass, o qual é bem aceite na generalidade dos países europeus, inclusive na Alemanha.

Agora que sabe como trabalhar na Alemanha, tudo o que necessita é de persistência e de colocar mãos à obra de forma a encontrar uma vaga de emprego que lhe agrade e a candidatar-se imediatamente à mesma.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This