Trabalhar em Londres

Qual o português que já não pensou em trabalhar noutro país? Está-nos no sangue querer partir à descoberta e, neste momento, está também na nossa carteira! Há cada vez menos oferta de empregos no nosso país e as condições não parecem prometer melhoras.

Neste artigo vamos abordar um tema que certamente interessa a muitas pessoas, sobre a possibilidade de trabalhar em Londres. Será que ainda é fácil encontrar trabalho em Londres? Conseguirei um bom ordenado? Como devo fazer? Veja abaixo a resposta a estas e outras perguntas e prepare-se para a mudança.

Arrumar as malas e por pés ao caminho?

Por mais vontade que tenhamos de entrar já amanhã num avião e aterrar em Londres, é preciso ponderar e pensar bem no assunto. Se é verdade que é mais fácil conseguir emprego em Londres do que em Portugal, não é menos verdade que os empregadores lá (tal como cá) dão preferência a nativos. E, apesar de os ordenados serem mais elevados, também dependerá das suas qualificações.

“Então, e se eu partir daqui a uma semana?…”

Você pode fazer isso, pode até mesmo partir hoje. Mas precisa ter as condições necessárias para o fazer, como algum dinheiro para um quarto enquanto não conseguir arranjar emprego.

Quais os empregos mais fáceis de obter?

Uma das grandes vantagens de conseguir emprego em Londres é que mesmo pessoas com menos qualificações conseguem um melhor ordenado daqui. Aliás, são estas que mais facilmente arranjarão um emprego lá. Mas isso não significa que pessoas mais qualificadas não tenham possibilidades de ir trabalhar para Londres.

Poucas ou nenhumas qualificações

Estamos a falar de conseguir um emprego em áreas como a restauração, as limpezas, a construção civil ou a tomar conta de crianças. Quando o seu objetivo é algo deste género (caso não possua qualificações específicas em alguma área) poderá realmente deslocar-se para Londres e começar a procurar. Tente encontrar um bom alojamento na periferia (pois são mais baratos) e procure emprego perto de onde ficar alojado. Isto porque caso fique muito longe poderá ter que pagar transportes.

trabalho londres

Vá diretamente aos estabelecimentos e pergunte se precisam algum empregado. Inscreva-se em empresas de limpezas ou disponibilize-se para fazer limpeza em casas de particulares ou escritórios (esta última opção é mais bem paga no caso das casas de particulares). Para tomar conta de crianças o processo é semelhante ao acima descrito. Por último, a construção civil. Contrariamente ao que acontece no nosso país, ainda existe muitas oportunidades de emprego nesta área em Londres e é mais bem pago que, por exemplo, na área da restauração.

Qualificações médias

Se encontra-se nesta situação, o conhecimento da língua inglesa começa a ser mais importante. Novamente será possível deslocar-se até lá, procurar alojamento e começar à procura pois existem muitas oportunidades. Poderá ainda demorar um pouco até encontrar algo, mas certamente conseguirá com o devido esforço.

Uma das hipóteses mais viáveis é procurar emprego como empregado numa loja. Em Londres, devido à grande quantidade de cadeias internacionais, há muitos postos de trabalho nesta área.

Outra área em que é muito fácil de começar é nas vendas. Mas é preciso ter em atenção que a competitividade é muita e deverá ser bom comunicador para conseguir vender (pois são as comissões que dão um “empurrão” no seu salário). É extremamente importante que saiba falar bem inglês.

Qualificações elevadas

Se possui uma qualificação mais elevada, apesar de ter melhores perspetivas de emprego, não aconselhamos que comece já a fazer as malas. O motivo é simples, para trabalhos mais importantes haverá certamente preferência por parte dos empregadores em escolher profissionais britânicos.

Como para conseguir um emprego assim é necessário uma maior ponderação por parte das empresas, poderá tentar através de candidatura ou programas de emprego no estrangeiro. Outra opção é procurar emprego em empresas que tenham presença em Londres em vista de algum dia conseguirem lá chegar – mas é certamente um tiro no escuro.

Poderá ainda recorrer ao programa INOV Contacto para conseguirem um estágio (mas, neste caso, não será possível saber exatamente onde o estágio será, pelo que poderá até ser colocado noutro país que não Inglaterra).

Vantagens de um português em Londres

As empresas que se encontram sediadas em Londres visam atingir pessoas diversos países, entre os quais, Portugal. Uma ótima forma de tornar as negociações mais rentáveis e produtivas é por ter alguém que seja nativo desse país. Apesar haver ingleses a falar fluentemente português e portugueses a falar fluentemente inglês, é sempre diferente negociar na nossa língua materna.

Além disso, a forma que os portugueses têm de fazer marketing é diferente que pessoas de outros países, incluindo a Inglaterra. Por isso mesmo, é muito mais provável que um português tenha mais capacidade de persuadir outro.

As empresas, por saberem isto, as empresas costumam contratar profissionais de diversas nacionalidades. O que é uma excelente oportunidade para si, que visa trabalhar em Londres.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>