Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar na Noruega

Devido ao que acontece no Brasil e em Portugal, muitas pessoas estão procurando saber como trabalhar na Noruega para conseguir uma qualidade de vida melhor.

Antes de embarcar nessa aventura de mudar de país para ter uma vida mais justa, você precisa ter uma noção boa de como funciona a contratação de estrangeiros na Noruega, por onde começar a procurar por emprego e o mais importante – quais são as profissões que o país mais precisa neste exato momento — entre todos os outros detalhes que nós iremos te responder neste guia que preparamos para você.

Como trabalhar na Noruega
A Noruega é um país que proporciona ótimas condições de trabalho.

Quais São as Vantagens em Trabalhar na Noruega

Começamos a falar do tópico muitíssimo importante que são os valores dos salários praticados na Noruega e quanto o dinheiro (poder de aquisição) realmente vale neste país.

Os salários são muito bons na Noruega, em comparação com Portugal. O mínimo a ser pago em vias legais (carteira assinada) é de 120 coroas norueguesas por hora, aproximadamente 12 euros, mas esse valor depende de vários fatores como estudo, idade etc…  Viver na Noruega é caro, verdade, mas não demasiado como, por vezes,  lemos .

Quando viajamos sentimos as vantagens do salário norueguês. Já com as compras via internet, devem ser abraçadas com cuidado: o máximo que se pode gastar (tirando livros e outros poucos artigos) é de 350 coroas norueguesas, cerca de 37 euros. Passando disso, tem tributação na certa. Os impostos são um pouco assustadores, mas bem empregues.

Impostos Pagos Por Todos

Imposto na Noruega é muito alto, chegando até 36%. Quem ganha mais, paga mais. O sistema de benefícios é bastante sólido, o que faz com que as taxas sejam mais altas do que na maioria dos países. “Ricos devem para dar aos pobres”. Isso não existe na Noruega, um país com foco no bem-estar da sociedade como um todo.

Aqui o governo quer que todos tenham o mesmo:

  • Educação
  • Saúde
  • Dinheiro

O empresário não é visto como sendo mais importante que a empregada doméstica, com acontece em muitos países. A carga tributária é alta, mas não altera a expressão de tranquilidade nos rostos das pessoas que passeiam sob um sol ameno pelo Aker Brygge, o cais que reúne charmosos restaurantes e bares frequentados pelos moradores de Oslo.

Depois de registado na Noruega, seus dados entram no sistema e “todos” podem te encontrar. Por exemplo, para dar entrada no hospital é preciso dar seu número social e automaticamente todas as suas informações estão na tela. TODAS. Nome, endereço, telefone, ficha criminal e médica… Pode soar como algo muito assustador, mas quem não deve, não teme.

Profissionais que o Mercado de Trabalho Norueguês Mais Necessita

1º Representantes de Vendas
2º Trabalhadores de Ofício
3º Engenheiros
4º Professores
5º Motoristas
6º Chefes de Cozinha
7º Recepcionistas
8º Gestores/Executivos
9º Contadores e Profissionais de Finanças
10º Profissionais de TI

Mas antes de se mudar é interessante pesquisar a demanda do mercado, a Noruega precisa de engenheiros de todas as áreas, além de enfermeiros, por exemplo.

Condições de Trabalho na Noruega e Melhores Locais para Encontrar as Vagas

Não será propriamente pelo gélido clima continental que a Noruega se traduz como um dos países mais atraentes do mundo para quem procura uma oportunidade noutro país, mas sim pelas suas oportunidades de emprego que prospectivam uma alta qualidade de vida.

As perspectivas salariais são elevadas, com as remunerações médias a rondarem os 4 mil euros brutos, chegando aos 8 mil para profissões qualificadas como Engenheiros, com cerca de 35% deste valor a ficar, no entanto, retido na fiscalidade.

Em caso de doença, tem direito a baixa médica durante um ano, recebendo o salário por inteiro. A licença de maternidade dura um ano, onde é pago 80% do salário. Já no caso da paternidade, dura três meses e o salário é pago por inteiro.

Num país onde a taxa de desemprego pouco ultrapassa os 3 pontos percentuais, o recrutamento de Engenheiros é um dos principais atractivos desta nação escandinava, seguido de profissionais ligados ao Marketing e à Economia.

A legislação norueguesa apenas prevê um máximo semanal de 37.5 horas de trabalho, sendo qualquer minuto extra obrigatoriamente pago aos trabalhadores. Por ano, o trabalhador tem direito a 25 dias de férias (ou 30, se tiver mais de 60 anos de idade).

Entusiasmado? Basta pegar no seu CV em inglês e começar a procurar.

Onde?

Deixamos uma lista de sites que o podem ajudar a trabalhar na Noruega:

  • NAV

O sítio do NAV (www.nav.no) fornece informações sobre como conseguir trabalho na Noruega. É um órgão do Governo que tem como meta, entre outras, combater o desemprego na Noruega. Em norueguês, aquele que procura emprego é “arbeidssøker”. Nos escritórios do NAV é possível agendar hora com um consultor que dará orientações sobre o mercado de trabalho norueguês e o que fazer para encontrar um emprego.

Vale ressaltar que a lei norueguesa dita que em cargos públicos seja dada prioridade a mulheres, integrantes de população minoritária (como é o caso dos imigrantes) e portadores de deficiência física, de forma a preservar a diversidade no ambiente de trabalho e promover a inclusão social dessas categorias.

  • Arbeidstilsynet

O Arbeidstilsynet (http://www.arbeidstilsynet.no), que corresponde ao Ministério do Trabalho e Emprego, fornece informações úteis sobre trabalho para empregados e empregadores. Estabelecendo o próprio negócio, Constituir uma empresa na Noruega é simples e rápido. Existem tipos diferentes de sociedades, que variam conforme a limitação do proprietário sobre a responsabilidade patrimonial pelas dívidas da empresa. Em algumas localidades, como Stavanger, existem projetos que auxiliam imigrantes a abrir seu próprio negócio, patrocinados e encorajados pelas autoridades locais. Informações adicionais podem ser encontradas em: www.bedin.no, www.spor-oss.no (tel. 800 33 840).

Mais alguns opções online:

Agora você já tem uma boa noção de como funciona a questão de arrumar um emprego na Noruega. Já sabe como os impostos são cobrados, quais são seus direitos e deveres como um empregado na Noruega, e também sabe por onde começar a procurar sua oportunidade de trabalho.

Nós do site www.empregoportugal.net desejamos para você boa sorte na busca por esta oportunidade de trabalho na Noruega, e qualquer duvida é só você deixar seu comentário logo abaixo que faremos de tudo para respondermos o mais breve possível.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This