Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

10 dicas para encontrar rapidamente um emprego

Não há “receitas milagrosas” para encontrar um emprego, no entanto, através de uma procura bastante activa pode obter o emprego que tanto deseja mais rapidamente.

Encare a procura de emprego como um emprego a full-time, dependendo para essa importante tarefa no mínimo 8 horas diárias. Desta forma, conseguirá muito provavelmente ultrapassar todos aqueles que se encontram à espera que um emprego “lhes venha bater à porta”.

1- Definição de objectivos e preferências

Em primeiro lugar, antes de iniciar a sua procura deverá definir quais as funções que está disponível para desempenhar e em que sectores. Os limites geográficos, qual a distância que está disposto a fazer para ir até ao local de trabalho e as “empresas alvo” também têm que ser definidos.

2- Preparação documental

Prepare os documentos necessários a uma candidatura de emprego tais como: ter um curriculum vitae actualizado, uma carta de apresentação, certificados que achar relevantes, diplomas e cartas de recomendação.

3– Constante divulgação

Comente sempre a sua situação com os seus familiares, amigos e até conhecidos. Como poderão essas pessoas saber que se encontra sem emprego ou à procura de algo melhor se não lhes comunicar?

4 – Começar a procurar activamente

Pode encontrar imensos anúncios tanto em websites de emprego com em classificados de empregos em jornais. Registe-se nos websites, subscreva a newsletter se estiver disponível e verifique a sua caixa de correio electrónico regularmente. Lembre-se, se for das primeiras pessoas a responder a um anúncio poderá fazer toda a diferença.

5 – Enviar candidaturas a ofertas de emprego

Envie candidaturas tanto em resposta a ofertas de emprego como para as suas “empresas alvo”, por e-mail, excepto se a oferta de emprego referir por outra via. Se tiver possibilidade de se deslocar à empresa, não deixe de o fazer! É uma boa oportunidade para tentar influenciar a decisão a seu favor.

6 – Mostrar vontade de trabalhar

Passaram-se alguns dias e não obteve nenhuma resposta à sua candidatura. Contacte a empresa em questão para saber o ponto de situação, tente falar com a pessoa responsável pelo recrutamento e demonstre todo o seu interesse naquela oferta de emprego.

7 – Entrevista telefónica

Após análise das candidaturas é frequente existir uma selecção de candidatos por telefone. Reaja naturalmente, sempre com boa educação e simpatia e, se não for o momento mais oportuno, seja sincero e solicite ao responsável dos recursos humanos para que lhe ligue mais tarde.

8 – Entrevista Presencial

Faça sempre uma pesquisa sobre a empresa em questão antes de se apresentar na entrevista. Vista-se a rigor e não se esqueça que a imagem é o seu cartão de visita. Mostre-se confiante das suas capacidades, com interesse e tente ter uma conversa inicial para “quebrar o gelo”.

9 – Pós-entrevista

Após as entrevistas, por muito optimista que possa ter ficado deverá continuar com a sua procura activa de emprego, pois o resultado final pode não ser o mais desejado. Por isso, não perca tempo!

10 – Não desperdice oportunidades

Antes de recusar uma oferta de emprego, vá à entrevista e descubra quais as funções que irá realizar e o que a empresa tem para lhe propor. Quem sabe se as funções e a perspectiva de crescimento não vão muito mais além do que aparentam na descrição inicialmente visualizada.

Se achou esta informação útil não deixe de a partilhar com os seus amigos/contactos!

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This