5 dicas para tirar melhores fotografias (e vídeos) com o smartphone

“A melhor câmara é aquela que tem consigo”. Esta é uma popular frase que expressa bem a importância do momento e da oportunidade não desperdiçada.

Tendo em conta que praticamente todos temos um smartphone no bolso capaz de tirar boas fotografias, está na hora de aprendermos a melhor um pouco a nossa capacidade fotográfica. O mais provável é que se surpreenda com a qualidade dos vídeos e imagens que estes telemóveis conseguem produzir.

No entanto existem sempre alguns truques e dicas que são capazes de fazer toda a diferença no resultado final. Recentemente o portal AARP recolheu um conjunto de conselhos especializados que prometem ajudar a capturar incríveis memórias fotográficas com um smartphone.


 

  1. Aproxime-se

Apesar dos smartphones mais modernos terem já um zoom optico bastante melhor, a verdade é que a única forma de conseguir tirar um retrato mais pessoal e aproximado é mesmo movendo os pés. Evite usar o zoom pois isto pode diminuir a resolução e qualidade da imagem. Ao aproximar-se fisicamente irá conseguir capturar na perfeição todos os detalhes e pormenores da face da outra pessoa.

 

  1. Tenha em atenção a luz

Por regra, nunca deve usar o flash do seu telemóvel. Este tipo de luz artificial irá criar uma sobre-exposição de luz que vai enfraquecer as cores e os detalhes da imagem. Como alternativa deve sempre usar outras luzes mais naturais. Muito sol no exterior pode também prejudicar a imagem pelo que será ideal fotografar em dias com mais nuvens.

 

  1. Fotografe na horizontal

Pode até ser mais simples segurar o telemóvel na vertical e tirar assim as fotografias. No entanto, isto irá determinar que as fotos não irão parecer tão bem quando forem vistas num écran de computador. Privilegie sempre o formato horizontal para não perder 40% da sua imagem e para não ter que ter as “barras pretas” nos lados.

 

  1. Estabilize o seu vídeo

Quando grava um vídeo é determinante que seja capaz de segurar muito bem o seu telemóvel. Apesar dos modelos mais recentes terem já uma opção de estabilização de imagem, a verdade é que a forma como segurar o dispositivo irá fazer toda a diferença na qualidade final do seu vídeo. Deve sempre utilizar as duas mãos ou então fazer uso de um tripé que ofereça uma ainda maior estabilização.

 

  1. Posicionamento perfeito

Ao invés de procurar colocar sempre o sujeito no meio do enquadramento da foto, experimente antes que este se posicione mais de lado. Isto irá oferecer uma outra “força” às fotografias. Deve sempre tentar encontrar novos ângulos que tornem as imagens mais interessantes, caso contrário tudo acabará por parecer algo aborrecido. De resto, sempre que possível tente tirar fotografias sem que a outra pessoa faça uma pose. A espontaneidade é algo essencial.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.