5 Erros a Evitar no Seu Currículo
|Uma empresa, normalmente, procura sempre o melhor candidato possível para preencher uma determinada vaga. O recrutamento é uma actividade que leva tempo, pelo que uma das melhores coisas que um candidato pode fazer é prestar atenção ao seu currículo e, em simultâneo, evitar alguns erros que podem influenciar a forma como o empregador olha para a sua candidatura.
Manter erros comuns fora do seu currículo poderá ajudar-lhe a superar alguma da sua concorrência e melhoras as suas hipóteses de conseguir o cargo que procura. Vejamos abaixo alguns dos erros recorrentes nos currículos.
5 Erros a evitar no seu currículo
Dizer demasiado
Ter muita experiência é ótimo, contudo, coloque-se no lugar do recrutador e veja bem o comprimento do seu currículo. Tente ter sucinto e dê primazia à experiência que tem relevante para o cargo.
Os responsáveis pelos recursos humanos querem ver as suas principais competências, que correspondam às necessidades do cargo e do trabalho. Somente após essa triagem é que ponderam se lhe chamam para uma entrevista.
Dizer mais com menos espaço é assim uma ótima forma de melhorar o seu currículo.
Dizer muito pouco
Naturalmente, também não deve dizer muito pouco. Você deve ter uma ou duas páginas robustas, que facultem os melhores detalhes e as informações mais relevantes sobre o seu passado.
Inclua sempre os cargos e responsabilidades que teve no passado relacionados com a vaga disponível, bem como quaisquer dados que suportem essa experiência.
Erros ortográficos e gramaticais
É muito importante que, ao longo do seu currículo, evite quaisquer potenciais erros ortográficos e gramaticais, para não dar uma imagem de amadorismo e desleixo. Se necessário, peça a outra pessoa que reveja o seu currículo.
Ter cuidado com aspetos como esse mostra que você tem em consideração a qualidade do seu trabalho, o que poderá naturalmente reflectir-se no próprio cargo.
Inconsistências e mentiras
Nunca minta no seu resumo, nem na sua vida, naturalmente. As inconsistências e mentiras sobre a experiência podem ser notórias para recrutadores experientes, o que acaba com as suas hipóteses de conseguir o cargo disponível, em vez de o favorecer.
Por isso, ser verdadeiro e honesto apenas lhe pode ajudar a longo prazo, ao passo que as mentiras mais cedo ou mais tarde são descobertas e podem ser prejudiciais para a sua carreira.
Falta de relevância
Certifique-se que o seu currículo é relevante para o cargo ao qual se está a candidatar. Se não tem as mínimas habilitações para as especificações da vaga, escusa de enviar o seu currículo. Ninguém quer contratar um engenheiro se uma vaga é para advogado, e este princípio aplica-se naturalmente a um leque abrangente de profissões.
Prefira enviar o seu currículo para onde a sua candidatura é relevante pois, além de lhe poupar tempo, aumenta significativamente as suas hipóteses de conseguir um emprego condizente com as suas competências.