Alerta! Remova já do seu Curriculum Vitae

Ter um Curriculum Vitae bem feito é meio caminho para ganhar pontos na corrida por um novo emprego.

De acordo com um estudo da CareerBuilder.com, que recebe várias dezenas de currículos e os analisa, define o que deve ou não constar neste seu primeiro contacto com o seu futuro empregador.

Se quer passar no teste, embora precise de ter qualificações e conhecimentos sólidos, também deverá ter um curriculum vitae perfeito para se destacar.

São estas as 27 coisas que nunca deve incluir no seu CV!

1. Opiniões, não factos
Não se tente vender a si mesmo usando todos os tipos de palavras subjectivas para se descrever. “Eu sou um excelente comunicador” ou “altamente organizado e motivado” são opiniões sobre si mesmo e não necessariamente a verdade. “Os empregadores querem apenas factos.

2. Experiências de trabalho irrelevantes
Sim, se já foi o empregado do mês no melhor restaurante da cidade mas quer candidatar-se a um lugar de chefia numa empresa, não coloque isso no seu CV. Elimine aquilo que não é relevante para o cargo a que se candidata.

3. Informações pessoais
Não inclua informações como o seu estado civil, preferência religiosa, ou número de Segurança Social, entre outras coisas.

4. Os seus hobbies
Ninguém precisa de saber quais são os seus hobbies, se não for relevante para o trabalho a que se candidata; é um desperdício de espaço e de tempo para a empresa.

5. Mentiras evidentes
A Career Builder pediu a duas mil empresas de contratação para escolherem quais eram os erros mais comuns nos currículos. As mentiras evidentes foram a escolha mais popular.

6. A sua idade
Se não quer ser discriminado num lugar a que se candidata por causa da sua idade, está na hora de remover a data do fim de curso, disse Catherine Jewell, autora do livro “Currículo novo, nova carreira.”

7. Muito texto
Simplifique ao máximo, crie tópicos, deixe um espaçamento relevante para uma leitura mais fácil e o espaço em branco no CV é também um elemento bastante positivo.

8. Intervalo
Se tirou um tempo para viajar ou criar uma família, não é recomendável que inclua essa informação no seu currículo.

9. Referências
Se o empregador quiser falar com quem o recomendou, de certeza que lhe irá pedir. Além disso, é melhor se tiver a possibilidade de as contar pessoalmente antes do seu futuro patrão ligar ao seu ex-patrão. Não desperdice uma linha de texto com elas.

10. Uma formatação inconstante
O formato do seu currículo é tão importante quanto o seu conteúdo. Torne-o mais fácil para o contratante analisar e ainda ser capaz de escolher as qualificações-chave e objectivos de carreira

11. Pronomes pessoais
O seu currículo não deve incluir as palavras “eu”, “ele”, “ela”, ou “meu”, não devendo escrever na terceira ou na primeira pessoa.

12. Tempo presente para um trabalho passado
Nunca descreva a experiência de trabalho anterior usando o presente. Apenas o seu trabalho actual deve ser escrito no presente.

13. Um endereço de email pouco profissional
Se ainda usa um endereço de e-mail antigo, como BeerLover123@gmail.com ou cuteChicken4life@yahoo.com, está na hora de escolher um novo. Leva apenas um minuto ou dois e é grátis.

14. Palavras óbvias desnecessárias
O simples exemplo de não haver razão para colocar a palavra “telefone” à frente do número é bastante óbvia e estudos dizem que não trará nada de novo ao seu currículo.

15. Cabeçalhos, rodapés, tabelas, imagens ou gráficos
Enquanto um cabeçalho e rodapé bem formatado pode parecer profissional e algumas tabelas, imagens ou gráficos podem aumentar a sua credibilidade, se forem usados em excesso podem não ajudar na sua entrevista.

16. O seu contacto do trabalho actual.
Está numa situação de mudança e quer mudar de trabalho? Nunca dê os contactos do seu trabalho actual. O seu patrão não iria gostar de saber que está usar os seus e-mails e telefones para usufruto pessoal que o podem levar a uma contratação numa nova empresa.

17. O nome do seu chefe
Não inclua o nome do seu antigo patrão no currículo. Caso o seu patrão tenha um nome que possa acrescentar valor ao CV, a simples referência à sua empresa, onde trabalhou, basta.

18. Gíria específica da empresa
As empresas muitas vezes têm seus próprios nomes internos para coisas como software, tecnologias e processos que só são conhecidos dentro dessa organização e não por aqueles que trabalham fora dela. Certifique-se de que excluirá termos no currículo que são conhecidos apenas por uma organização específica.

19. URLs de media social que não estão relacionados para a posição alvo
Links para os seus blogs de opinião, página Pinterest, conta Instagram ou Facebook não devem ser colocados no CV. Um link para o Linkedin fará mais sentido.

20. Mais de 15 anos de experiência
Quando inclui trabalhos de antes de 2000, começa a perder o interesse para a contratação. A sua experiência mais relevante deve ser a dos últimos 15 anos.

21. Informação salarial
Não deve colocar o salário desejado num currículo uma vez que este documento é destinado a mostrar a sua experiência profissional e competências. O salário vem mais tarde no processo de entrevista.

22. Fontes de letra antiquadas
Não use fontes tipo Times New Roman ou Serif, porque são ultrapassadas e fora de moda. Use uma fonte padrão, sans-serif ou Arial. Deve estar ciente do tamanho da fonte e o seu objectivo deve ser torná-la agradável e elegante, mas também fácil de ler.

23. Tipos de letra fantasia
Estudos mostram que estes tipos de letras são mais difíceis de ler e o empregador absorve menos sobre si.

24. Emprego a curto prazo
Evite incluir um emprego no seu currículo se só o ocupou por um curto período de tempo. Deve sobretudo evitar a inclusão de trabalhos de que não gostava.

25. Razões do despedimento
Os candidatos pensam muitas vezes: “Se eu explicar no currículo por que é que deixei o meu emprego, talvez tenha mais chances de ficar com o lugar”. Isto é errado pois esse documento não é o lugar para falar do que o levou a querer trocar de empresa. Use a sua entrevista para resolver esta questão.

26. As suas notas/médias
Uma vez que já não está a estudar, as suas notas são irrelevantes.

27. Uma explicação para querer o lugar
Isso deve ser deixado para a carta de apresentação ou para a entrevista. No documento deverá mostrar com destaque as suas qualificações e as suas competências.

Dinheiro Vivo

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.