Casal burlou 24 pessoas na zona de Coruche com promessas de trabalho no estrangeiro
|Pediam dinheiro para vistos no estrangeiro num esquema usado durante dois anos em Coruche
Um casal que residia em Coruche montou um esquema para extorquir dinheiro a pessoas com falsas promessas de trabalho no estrangeiro. O casal, que está com paradeiro incerto e tem outros processos na justiça parados, por estarem desaparecidos, em que são acusados de praticaram o mesmo esquema.
O Ministério Público acusa o homem e a sua companheira da prática de crimes de burla relativa a trabalho e emprego, que prejudicaram pelo menos duas dezenas de vítimas.
Segundo informação disponibilizada na página da Comarca de Santarém na internet, o homem identificava-se como sendo um engenheiro de uma empresa de construção civil espanhola e oferecia às pessoas que contactava propostas de trabalho naquele ramo, para obras em Cabo Verde, com salários muito superiores a 2.000 euros.
Aos interessados exigia apenas o pagamento de uma quantia de 114,70 euros, alegadamente utilizada para obtenção dos vistos de entrada naquele país, ascendendo os prejuízos, no total, a 2.752,80 euros.
Os candidatos transferiram essa importância para uma conta que era titulada pela companheira do homem, também ela arguida. Os arguidos já foram declarados contumazes em vários processos (recusaram-se a comparecer perante a Justiça) por factos de idêntica natureza, afirma o Ministério Público, adiantando que não foram notificados da acusação por estarem em paradeiro incerto.
Por estarem desaparecidos os arguidos não foram notificados da acusação do Ministério Público mas o processo foi remetido para a Instância Central Criminal de Santarém, a quem cabe fazer o julgamento quando estes aparecerem.