Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como dar um aperto de mão profissional?

A Primeira impressão é fundamental em qualquer situação… e se está à procura de emprego então esse momento pode ser ainda mais crucial. Confiança, segurança, simpatia e sinceridade são algumas das sensações que se podem passar (ou não…) num aperto de mão. Alguns aspetos fundamentais:

1. Saber quando iniciar o aperto de mão.

A pessoa com uma posição de autoridade superior ( o entrevistador, por exemplo) deve ser a primeira a estender a mão . Se iniciar o aperto de mão (antes de tempo) não se afasta a mão , porque isso seria rude. Seguir normalmente, sorrindo e continuando com o cumprimento.  Não se desculpe .

2. Olhar a outra pessoa nos olhos antes de apertar as mãos .

Se estiver sentado não se esqueça de se levantar antes de estender a sua mão. Isso mostra o respeito e coloca-o no mesmo nível da outra pessoa . Faça o contato visual e ofereça um sorriso sincero para mostrar que  está feliz por estar naquele local. Se estiver a andar quando se cruzar com quem vai cumprimentar, pare, vire-se e olhe nos olhos para efetuar o cumprimento.

3. Uma saudação antes e durante o aperto de mão.

Se as palmas das mãos estão húmidas, pode atrasar o estender a sua mão para poder discretamente passar a mão no casaco de forma a ficar com a sua mão seca… é muito desagradável receber um aperto de mão se esta esiver suada… Deve de seguida incluir a sua apresentação (” xpto” (o seu nome)  “muito prazer em conhecelo (a)”).

4 . O Seu aperto de m616726_26242974 (600x258)ão deve ser firme , mas não esmagador.

Uma mão mole é desagradável e dá a impressão de fraqueza. No entanto, isso não significa que você deve esmagar a mão da outra pessoa . Seja firme, mas não insuportável. Se a outra pessoa oferece uma mão mole, dê um aperto suave (mas não mole…) . Esta pode ser uma sugestão para ele ou ela segurar com mais firmeza.

5 . O aperto de mão deve ser cerca de dois a cinco segundo de duração.

A maioria das pessoas preferem apertos de mão mais curtos. Esteja atento e siga o exemplo do que a outra pessoa , especialmente se ele ou ela está em uma posição superior a si no negócio ou posição social. Se a outra pessoa continur a segurar a sua mão mais de cinco segundos , educadamente retire sua mão, mantenha o contato visual e uma expressão agradável mantendo igualmente uma interação positiva .

6. Esteja atento à sua outra mão.

A maioria das pessoas usa a mão direita , a menos que tenham uma razão para usar a esquerda. O ideal é que a mão esquerda esteja visível ou seja não a tenha no bolso , porque isso parece defensivo. Na maioria das situações de negócios não deve usar a mão esquerda para tocar o braço ou o corpo da outra pessoa . No entanto, em um ambiente pessoal pode.

7. Agitar as mãos em movimentos firmes mas não agitados.

O polegar deve estar voltado para cima e a mão esticada. Não sacuda a mão do outro. 3 movimentos é o adequado.

 

Claro que existem outras culturas que obrigam a cumprimentos diferentes… se tiver alguma sugestão coloque-a nos comentarios do post.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This