Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Escolher uma Profissão em Três Passos

A escolha de uma carreira profissional requer muita ponderação, especialmente por ser uma escolha que muitas pessoas têm de tomar numa altura precoce das suas vidas, mais precisamente para tomarem as decisões académicas mais apropriadas em função da profissão pretendida, porém, como escolher uma profissão?

Antes de nos debruçarmos sobre o que pode fazer para escolher uma profissão apropriada ao seu perfil, é crucial que você faça uma auto-análise, identificado as suas habilidades, forças, valores e personalidade. Esta análise é importante porque a mesma poderá ajudar-lhe a escolher uma profissão de acordo com o seu perfil.

Como escolher uma profissão

Como escolher uma profissão em 3 passos

Se você sente algumas dúvidas relacionadas sobre qual a carreira profissional mais indicada para si, saiba que esse sentimento é perfeitamente natural. Porém, existem alguns passos que pode dar para o ajudarem nesse sentido, como veremos abaixo, nomeadamente:

  1. Realize testes vocacionais – Estes testes permitem identificar os interesses e vocações de uma pessoa, de forma a colher informações e orientações que possam ir no sentido de uma determinada carreira profissional. A realização destes testes vocacionais, quando estiver no processo de escolha de uma carreira, apesar das suas sugestões não serem vinculativas, ou seja obrigatórias, podem mesmo assim ajudar a identificar algumas das opções que tem ao seu dispor.
  2. Verifique se correspondem com o perfil – Qualquer escolha de uma carreira profissional não deve estar desligada da correspondência com o seu perfil. Por isso, é importante que, quando tiver já algumas opções em termos de carreiras profissionais em mente, que verifique se estas opções são concordantes com o seu perfil e, acima de tudo, que perceba se seria feliz a desempenhar as tarefas inerentes de qualquer uma destas atividades profissionais.
  3. Identifique as potencialidades – Para escolher uma profissão, deve, naturalmente, pesar os prós e os contras associados a uma das escolhas que tem ao seu dispor. Contudo, deve pensar especialmente nas potencialidades de cada opção, e o que poderiam acarretar para a sua vida, em termos de qualidade de vida e, claro, em termos de rendimentos que possibilitem uma vida financeira desafogada.

Se tiver em conta estes aspetos quando tiver de escolher uma profissão para si, decerto que poderá fazer uma escolha informada e, deste modo, irá menorizar qualquer hipótese de fazer uma escolha errada para a sua carreira profissional.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This