Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Estudar nos EUA

Como estudar nos EUA é uma questão que muitos estudantes fazem, quer portugueses quer brasileiros. Para tentar elucidar os alunos que pensam em estudar neste país, preparamos um artigo com algumas dicas e informações úteis.

Dicas sobre Como Estudar nos EUA

Os estudantes procuram saber como estudar nos Estados Unidos da América, porque o país tem diversas escolas e universidades acreditadas por fatores como a qualidade, distintos programas de estudo e flexibilidade.

Além disso, a diversidade do leque de escolhas, que possibilita no futuro diferentes escolhas profissionais, associado aos custos de vida faz com que a opção EUA seja acessível para milhares de alunos de vários países, todos os anos.

As próprias universidades americanas estão abertas a estudantes estrangeiros e apreciam as diferentes experiências que proporcionam ao campus universitário. Por isso, se está a pensar estudar numa universidade americana é recomendado que comece a pesquisar e a preparar-se adequadamente um ou dois anos antes de se decidir pela candidatura/matrícula.

Estudar nos EUA

O visto

Para poder estudar nos Estados Unidos, irá necessitar de um visto para poder entrar e permanecer no país durante o tempo do curso. Para saber mais informações sobre como obter um visto deve-se dirigir à embaixada norte-americana do seu país ou ao consulado mais próximo de si. Pode também visitar os sites das embaixadas.

A candidatura

Quando for se candidatar a uma universidade, existem algumas coisas que deve ter em linha de conta e para as quais deve estar devidamente preparado. Embora possa parecer um desafio, se for cuidadosamente preparado, o processo não é assim tão difícil. Vejamos algumas dicas:

  • Comece o processo de candidatura cedo e escolha somente entre três a cinco universidades
  • Contacte o departamento de estudantes estrangeiros (International Student Advisor) de cada universidade para saber mais informações e fazer uma breve introdução da sua pessoa, bem como explicar que quer-se candidatar. Aproveite também para fazer perguntas específicas sobre o processo de candidatura.
  • Leia cuidadosamente todos os requisitos relacionados com o processo de candidatura, pois cada universidade é diferente. Deve ter os documentos oficiais sempre disponíveis para envio, quando e sempre que for necessário.
  • Se estiver indeciso entre duas instituições de ensino diferentes, peça no international student advisor o contacto de alguém do seu país ou que fale português para obter a sua perspectiva.
  • Faça sempre a sua pesquisa, conheça as suas opções e faça muitas questões e contactos, antes de se decidir.

Testes para admissão

 Muitas instituições requerem que os estudantes façam um teste de admissão, como o SAT, entre outros requisitos. Contudo, cada instituição divulga quais são os testes de admissão necessários. Você pode saber mais informações sobre os testes necessários para cada instituição aqui. De qualquer forma, independentemente do teste, você deve-se candidatar muito antes, de forma a garantir um lugar.

Reconhecimento da sua formação

Advanced Placement Program® dá-lhe a oportunidade de ganhar créditos na universidade. O programa é aceite pela maior parte das instituições de ensino nos EUA, inclusive universidades, e em mais de 60 países em todo o mundo. Existem variações entre os estabelecimentos de ensino, pelo que deve procurar informar-se junto da instuição à qual pretende se candidatar.

A proficiência da língua

A maior parte dos estabelecimentos de ensino nos Estados Unidos requerem um teste de proficiência na língua inglesa, se a sua primeira língua não for o inglês e se a sua educação não foi nessa língua. Esta prova, digamos, pode ser facultada mediante a realização de um teste de inglês como o TOEFL test.

Candidatura comum

Existe um formulário de candidatura comum básico que é aceite por muitas instituições de ensino nos EUA. Quando estiver completo, pode ser enviado para qualquer instituição participante. Este processo está disponível para estudantes de primeiro ano e estudantes de transferência. Naturalmente, cada instituição pode fazer questões e pedir documentos adicionais com o formulário de candidatura comum. Saiba mais aqui.

Cartas de recomendação

Algumas universidades podem requerer cartas de recomendação da sua escola, professores ou outros. Saiba mais sobre cartas de recomendação.

Sites úteis para saber mais informações

Felizmente, se quer saber como estudar nos EUA, existem diversos sites que permitem saber muitas mais informações sobre o todo procedimento e as alternativas que tem. Vejamos abaixo alguns dos sites que encontramos e entendemos ser úteis se quiser estudar nos Estados Unidos da América:

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil e que fique pelo menos com uma noção de como estudar nos EUA. Se for mesmo esse o seu intuito é recomendado que planeie cuidadosamente todo o seu processo de candidatura, bem como de mudança para este país, de forma antecipada. Além disso, é conveniente ter em consideração todos os custos associados à sua mudança, nomeadamente os custos com o seu alojamento, alimentação e propinas, mesmo que tenha ou possa vir a ter uma bolsa de estudo.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This