Uniplaces WW

Como fazer o seu escritório em casa

Hoje em dia o nosso escritório pode muito bem ser em nossa casa, devido ao facto de muitas empresas estarem a adotar o trabalho remoto.

Por isso é normal que se tenham que ter cuidados especiais para fazer desta nossa parte da casa uma parte que se sinta nossa, mas também bastante produtiva e eficiente.

Além de ter uma internet estável e de mantermos o foco, é preciso também olhar para o espaço que está à nossa volta e fazer pequenas alterações para que ele fique mais “nosso”.

É isso que este artigo pretende demonstrar, dando sugestões válidas e provadas para que tenha uma maior e melhor produtividade no seu escritório dentro de casa.

Postura corporal

Nas empresas temos algum material de escritório especificamente sonhado para o mundo empresarial. Mas em casa também temos que manter uma postura corporal o mais firme possível. É por isso que cadeiras de escritório com economia são aquelas que mais seguramente nos podem ajudar a manter isso.
Além disso, devemos também pensar que a nossa postura não consegue ficar oito horas sentada, por vezes temos que nos levantar, dar alguns passos, e voltar a sentar-nos para sermos também flexíveis no trabalho.

Iluminação

Sabemos que a iluminação do nosso espaço vai ditar a forma como nos vemos a trabalhar nele. Devemos sempre escolher luz fria, ou seja, aquela luz que não aquece muito a sua volta e que nos meses de verão nos dá ainda mais calor.

Se utiliza uma área de trabalho para escrever (com caneta ou lápis), e não apenas para utilizar o teclado, deverá ter uma boa iluminação nessa área. A luz deverá ser natural, sem cores, para que os olhos não fiquem fatigados. E de duas em duas horas deverá também olhar para o horizonte, é uma forma de os seus olhos não ficarem tão cansados, poderá fazer isso por exemplo numa janela.

Ambiente confortável

Nem sempre existe muito frio ou muito calor, o nosso próprio corpo diz-nos aquilo que precisa. É por isso que devemos sempre ter alguma forma de regular a temperatura. Existem ventiladores que não só enviam ar quente como também a frio, ideais tanto para o inverno como para o verão.
Na empresa normalmente existe o ar condicionado, mas nem sempre podemos colocar um aparelho desses em nossa casa, e por isso devemos ter a hipótese de ter aparelhos portáteis como o mencionado acima.

Dispositivos digitais

Além da boa internet como já mencionado, devemos também ter um ecrã grande, que nos possa dar um bom campo de visão. Sempre que possível devemos também ter um bloco notas, quer seja digital ou físico, para tomar notas rápidas sobre alguma coisa que se possa passar numa reunião de zoom, por exemplo.

Com estas nossas dicas sabemos que o tele trabalho será muito mais produtivo, e a sua entidade patronal ficará muito mais contente com os resultados. Nesta época onde nos estamos a redefinir, devemos sempre ter em conta este tipo de dicas que nos podem melhorar não só ao nível pessoal como também a nível profissional.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.