Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Fazer uma Carta de Apresentação

A candidatura a um emprego, actualmente, está também associada a alguns aspectos formais, nomeadamente através de uma carta de apresentação, bem como do respectivo curriculum vitae. Ora, embora em relação ao último não existam muitas dúvidas, muitas pessoas não estão familiarizadas sobre como fazer uma carta de apresentação de emprego.

Para o elucidar, preparamos um artigo que, além de explicar em que consiste a carta de apresentação, dar-lhe-á algumas dicas básicas para preparar a sua própria carta.

Afinal, o que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação (que hoje em dia não tem necessariamente de ser uma carta, pois pode ser também um e-mail de apresentação), é um texto que é utilizado quando uma determinada pessoa pretende demonstrar que é uma candidata adequada para uma determinada posição numa empresa.

A carta de apresentação não substitui, naturalmente, o envio do curriculum vitae, pelo contrário, deverá antes acompanhar o mesmo. Trata-se de uma forma de captar a atenção do recrutador para a sua candidatura, gerando interesse no mesmo de analisar o seu currículo.

Existem, essencialmente, dois tipos de cartas. Em primeiro lugar, temos a carta em resposta a um determinado anúncio de emprego e, em segundo lugar, temos a carta de apresentação espontânea, que é a carta que é enviada por sua iniciativa, mesmo quando não é divulgado que uma determinada empresa está a recrutar.

A carta de apresentação deve fazer referência ao curriculum vitae, que deverá ser anexado à mesma, mas deve conter outros elementos.

Elementos necessários numa carta de apresentação

Existem alguns elementos que devem estar obrigatoriamente presentes numa carta com essas características, os quais deverão estar ordenados com uma ordem lógica, de forma a transmitir o que se pretende. Vejamos quais são os elementos mais importantes:

  • Identificação do anúncio a que está a responder (se for uma candidatura espontânea)
  • Identificação do candidato, recorrendo ao nome, morada e forma de contacto
  • Identificação da data em que envia a carta;
  • Identificação da empresa e departamento (recursos humanos);
  • Identificação do posto de trabalho a que se candidata;
  • Inclusão da justificação, bem como motivação da sua candidatura.

Deve incluir também formas de saudação, quer inicial, quer final e, no final da carta mostrar-se disponível para qualquer eventual contacto futuro.

Naturalmente, além dos aspectos supracitados, o texto da sua carta ou e-mail de apresentação deverá estar livre de quaisquer erros ortográficos ou gramaticais, de forma a transmitir uma imagem positiva das suas capacidades e da sua potencial mais-valia para a empresa.

Se achou esta informação útil não deixe de a partilhar com os seus amigos/contactos!

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This