Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar no Canadá

O Canadá é um país desenvolvido e dos mais ricos do mundo. Além disso está em constante procura por profissionais estrangeiros qualificados para reforçar a sua força laboral nacional. Deste modo, arranjar trabalho no Canadá, não é uma tarefa hercúlea como acontece, neste momento, em Portugal, mas pode ser a melhor forma de começar uma nova vida.

Geralmente, para você poder trabalhar no Canadá, necessita de ter uma oferta de trabalho de um empregador canadiano ou de empresa a operar no Canadá. Naturalmente, nem todas as pessoas que querem trabalhar nesse país têm ofertas de trabalho já em vista. Porém, vamos ver o que fazer em ambos os casos, isto é, em casos em que você ainda não tem uma oferta de trabalho e os casos em que você realmente já tem uma oferta, quer seja de trabalho temporário, quer de trabalho permanente.

Como trabalhar no Canadá legalmente
O mercado da construção civil é bastante dinâmico no Canadá.

O que fazer se ainda não tiver uma oferta de trabalho

Pode ser um problema encontrar trabalho noutro país, especialmente quando o mercado de trabalho e o processo de recrutamento é bastante diferente do país de origem.

Nestes casos, o que muitas pessoas fazem é contactar trabalhadores (conhecidos ou familares, por exemplo) que já trabalham no Canadá e perguntar se têm conhecimento de potenciais ofertas de trabalho, se a empresa onde trabalham precisam de mais alguém, se podem perguntar a eventuais colegas de trabalho de outras oportunidades, etc. O mercado de trabalho neste país é bastante vasto, pelo que as suas hipóteses de conseguir uma oportunidade/oferta de trabalho desta forma são substanciais.

Caso não conheça ninguém que o possa ajudar, existe sempre a possibilidade de pesquisar na internet por oportunidades de trabalho e cargos disponíveis no Canadá. Para o efeito, existem vários sites e ferramentas online através das quais você pode procurar emprego. Vejamos abaixo duas das melhores ferramentas que encontrei numa breve pesquisa:

O que fazer se já tiver uma oferta de trabalho

Se você já tiver uma oferta de trabalho, terá de se candidatar a uma licença de trabalho. Nestes casos, o seu empregador poderá ajudar-lhe nessa matéria.

Permanente – Se você tiver uma oferta de trabalho, para trabalhar a tempo inteiro, então você pode-se qualificar para uma licença de trabalho no Canadá (Arranged Employment ou Provincial Nomination Programs) ao abrigo de um programa para trabalhadores qualificados. A licença de trabalho permitirá que você possa ter uma residência permanente no Canadá.

Temporário – Se você tem uma oferta de emprego temporária, você pode-se candidatar a uma licença de trabalho temporária (Temporary Work Permit). Com esta licença, você pode ficar no Canadá durante semanas ou meses. Muitas pessoas chegam ao Canadá com uma licença temporária e depois acabam por pedir a licença permanente.

Nem todas as pessoas, no entanto, precisam de uma licença para poderem trabalhar no Canadá. Veja aqui quem não necessita de licença para poder entrar nesse país e trabalhar.

Acima de tudo, os empregadores no Canadá procuram recursos humanos devidamente qualificados e com experiência na área, pelo que são os requisitos mais importantes para encontrar trabalho no Canadá, pelo menos de uma forma mais célere.

No site do Governo do Canadá você pode encontrar todas as informações que necessita sobre como trabalhar no Canadá, as licenças que precisa e como pedir as mesmas, entre muitas outras. Visite o site, clicando aqui.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This