Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar como Controlador de Tráfego Aéreo

Neste artigo vamos procurar demonstrar como trabalhar como controlador de tráfego aéreo, as principais responsabilidades associadas a este trabalho, as oportunidades de emprego, etc.

Ser controlador de tráfego aéreo em Portugal, tal como em qualquer outro país onde se regista um tráfego aéreo assinalável, é uma profissão de muita responsabilidade e, por vezes, stressante, contudo muito bem remunerada, tendo em conta o panorama de salários reduzidos que vigora no nosso país.

O que É que um Controlador de Tráfego Aéreo Faz?

Cabe aos controladores de tráfego aéreo gerir os aviões durante o processo de vôo, com especial atenção à segurança, mas também a outros aspectos, como o de se certificarem que as chegadas e partidas estão a horas.

Os controladores recorrem a equipamento sofisticado para realizarem o seu trabalho como controladores de tráfego aéreo, nomeadamente o radar e o equipamento de rádio, para poderem: comunicar, aconselhar, informar e instruir os pilotos.

Os controladores de tráfego aéreo trabalham, normalmente, nas torres de controle nos aeroportos e são responsáveis pela rota dos aviões, usando o radar para verificar a sua posição exacta, manter a sua segurança durante o voo e para facultar a rota de voo mais eficaz.

Como Trabalhar como Controlador de Tráfego Aéreo

Tipos de Controladores a Nível Internacional

As designações dos controladores de tráfego aéreo podem variar, consoante o país em que se trabalha e a dimensão do aeroporto, contudo, vamos tentar abranger os termos mais em utilização nos aeroportos internacionais.

Os controladores de aproximação lidam com instrumentos e sistemas de aterragem, o que permite a alguns aviões fazer aterragens automáticas, e asseguram que os aviões são colocados em padrões de espera, quando os aeroportos estão muito atarefados. Quando os aviões se aproximam, cabe aos controladores de área tomar a rédea dos acontecimentos. São eles que dão a autorização inicial para o avião se aproximar e colocam todos os aviões que estão em aproximação numa sequência, de modos a criar uma ordem de aterragem o mais eficiente possível.

Na última fase, os controladores de aeródromo ficam responsáveis pelo avião. São eles que estão no topo das torres de controle e guiam os pilotos para fazerem uma aterragem segura. As torres permitem que o controlador tenha uma boa visão do aeroporto. Os controladores asseguram que o avião chega ao seu lugar de estacionamento em segurança e que os aviões que estão de partida, o possam fazer também em segurança. Em alguns aeroportos com muito tráfego, os controladores de aerodromo são divididos em controladores do ar e controladores do chão.

Actividades Típicas de Trabalho para um Controlador

As tarefas podem variar, dependendo da área em que você trabalhar como controlador, contudo, geralmente incluem o seguinte:

  • Manter o contacto via rádio e radar com o avião
  • Gerir o movimento de um avião em rota ou no aeroporto
  • Instruir os pilotos, para que o avião desça ou suba, ou mantenha a altitude
  • Facultar informação aos pilotos sobre as condições atmosféricas
  • Certificarem-se que as distâncias minimas entre aviões são mantidas
  • Gerirem e actuarem em situações inesperadas, como situações de emergência, tráfego não agendado

Como Frequentar um Curso Profissional e Trabalhar como Controlador de Tráfego Aéreo

Infelizmente, não existe muita informação sobre cursos disponíveis nesta área e também existem poucas oportunidades de trabalho, devido a ser uma profissão altamente especializada e com poucas vagas disponíveis (temos poucos aeroportos em Portugal). Contudo, mesmo assim, pelo que encontramos, a NAV, a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo em Portugal, é a principal entidade formadora nesta área, pelo que pontualmente realizam concursos para formação (para se conseguir a licença obrigatória) e admissão de controladores de tráfego aéreo. Por isso, se for do seu interesse trabalhar nesta área, deve entrar em contacto com a NAV, para saber mais informações.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This