Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar como Livreiro

Se procuras emprego e tens uma paixão por livros, então trabalhar como livreiro pode ser uma boa opção para ti.

Como Trabalhar como Livreiro

Para trabalhares como livreiro em Portugal, não tens de ser licenciado, embora quanto mais qualificações tiveres melhor, naturalmente. Na realidade, basta teres o ensino obrigatório, teres alguns conhecimentos na área, como autores, livros, editoras e seres versátil.

A versatilidade do livreiro é importante por diversas razões. Muitas pessoas pensam que um livreiro limita-se a aconselhar e vender livros ao balcão, o que é manifestamente errado. Actualmente, um livreiro tem várias tarefas, para além da principal que é vender, como receber mercadoria, inserir as facturas no sistema informático, fazer encomendas junto dos fornecedores, fazer devoluções. Além disso, aquelas estantes não se limpam sozinhas. Para cortar nas despesas, muitas redes livreiras, e nisto incluo as grandes, cortaram com serviços de limpeza externos e são os próprios livreiros a tratar da limpeza da loja.

Como trabalhar como livreiro

A experiência é, por vezes, bastante gratificante se gostares de livros e do contacto quotidiano com pessoas que têm os mesmos gostos que tu, que procuram um livro para eles ou, pelo contrário, para oferecer a um aniversariante. Por vezes, com os clientes regulares, estabelece-se mesmo grandes amizades, embora mantendo sempre o profissionalismo dentro do estabelecimento, como é natural. Nestes casos, isso também é importante para fidelizar o cliente. Mais importante do que um vulgar cartão de cliente, é o tratamento que o livreiro dá ao cliente, tratando-o com simpatia e prestabilidade, percebendo quais são as suas necessidades, pois um cliente satisfeito é um cliente ganho.

Por vezes, o livro que o cliente procura até pode não haver na livraria, mas deve-se sempre tentar satisfazer o cliente. Nestes casos, ou tenta encomendar-se o livro em questão junto do fornecedor (caso não esteja mesmo esgotado) ou tenta-se aconselhar outro livro. Nestes casos, entram em acção a sua experiência e conhecimentos literários, bem como a sua vertente comercial. Satisfazer o cliente e, ao mesmo tempo, vender.

Se achas que reunes essas condições, podes-te candidatar a um cargo de livreiro. Muitas livrarias e redes livreiras, como a Bertrand ou a Leya, permitem que lhes envies a tua candidatura. Podes enviar a tua carta de apresentação e currículo por carta ou, pelo contrário, fazê-lo através do site da livraria. Em alternativa, podes entregar a tua candidatura pessoalmente, deslocando-te às livrarias próximas de ti, assegurando-te que a tua candidatura chega às pessoas certas.

Em termos de remuneração, pela minha experiência como livreiro (fui livreiro, durante 7 anos), os ordenados são baixos a princípio, pouco mais do que o ordenado mínimo. Mas isso é, naturalmente, passível de negociação caso já tenha experiência na área. Como qualquer outro serviço, pode ir recebendo mais, dependendo do seu trabalho e potenciais promoções, prémios de venda, etc.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This