Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar como Veterinário em Portugal

Os entusiastas pela vida animal, quando chegam à altura em que têm de escolher uma atividade profissional para exercerem no seu futuro, muitas vezes, optam por estudar medicina veterinária, de forma a que possam trabalhar como veterinários e, por conseguinte, contactarem com animais no seu quotidiano. Porém, como trabalhar como veterinário?
O primeiro passo assenta, claro, na sua candidatura e matrícula numa instituição que administre o curso de medicina veterinária. Para exercer a profissão de veterinário é necessário receber formação específica para o efeito por um instituto superior, pois envolve um certo grau de especialização.

A atividade, em Portugal, é bastante prestigiante e relativamente bem compensada, com um salário médio inicial na ordem dos 1000 euros, porém, apesar dos benefícios associados à atividade, a mesma exige não só formação, mas também muita dedicação e responsabilidade por parte de quem a exerce. Isto acontece porque um veterinário é responsável pelo diagnóstico de patologias que possam afligir os animais e também pelo seu posterior tratamento, o que, em certos casos, envolve mesmo o recurso a procedimentos cirúrgicos.

Trabalhar como veterinário é bastante gratificante.
Trabalhar como veterinário é bastante gratificante.

Como frequentar um curso de medicina veterinária

Deste modo, para exercer a profissão de veterinário, tem, naturalmente, de frequentar primeiro um curso de medicina veterinária. Em Portugal, existem várias instituições de ensino superior que disponibilizam este curso, como é o caso da Universidade de Évora – Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Medicina Veterinária, entre outras. Se, em vez de veterinário, pretender trabalhar somente como auxiliar de veterinário, também poderá fazê-lo, sendo que existem cursos que pode frequentar, quer de forma presencial, quer de à distância, pela Internet.

Como trabalhar como veterinário

Como trabalhar como veterinário carece de formação específica para o efeito, deverá frequentar com sucesso o curso na instituição que escolher, antes de se candidatar a qualquer empresa.

No entanto, quando finalizar o seu curso, poderá não só se candidatar a potenciais vagas existentes na área, quer em clínicas quer em empresas ligadas a produtos para animais, como poderá ainda, se assim entender, abrir a sua própria clínica.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This