Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Como Trabalhar em Paris

 Paris é uma cidade muito bonita e conhecida inclusive como a cidade mais romântica da Europa. Contudo, no que concerne a viver e trabalhar em Paris, o cenário pode não ser tão belo. Por isso, neste artigo vamos ver como trabalhar em Paris e demonstrar algumas dicas que lhe poderão ser úteis caso pretenda procurar trabalho nesta cidade francesa. Mas, antes de aprofundarmos o tema, é recomendável que encontre um trabalho antes de deixar o seu país de origem.

Dicas sobre como encontrar trabalho em Paris

Com  as taxas de desemprego em alta e numa economia francesa perto da estagnação, é importante que tenha expectativas realistas antes de partir para Paris. Geralmente, a não ser que você consiga fazer algum trabalho que um francês não consegue (e o consiga provar), poderá  vir a ter alguma dificuldade em encontrar trabalho. Por isso, a aposta mais segura passa inevitavelmente por tentar  encontrar trabalho antes de viajar para Paris.

Como trabalhar em Paris
Não é fácil encontrar trabalho em Paris, se não for um trabalhador especializado.

Se você for natural de um país da União Europeia, como Portugal, é mais fácil conseguir uma entrevista de emprego, o que é praticamente impossível para residentes fora da UE.

Os seguintes websites são boas fontes online para tentar encontrar emprego em Paris, pelo menos para começar a busca: jobs.expatica.com e www.monster.fr

Encontrar trabalho antes de chegar a Paris

Com a excepção de trabalhadores como donas de casa, barmens e professores de línguas, a maior parte das pessoas tenta arranjar trabalho antes de chegar a Paris.

Praticamente, qualquer grande empresa internacional tem escritórios em França e, se dominar a língua e demonstrar ter mais capacidades para um cargo, decerto que poderá encontrar trabalho.

Todavia, é importante ter em linha de conta que Paris é uma cidade muito populosa e pode ser difícil encontrar uma vaga disponível.

Dependendo de uma variedade de factores, tais como estatuto legal, capacidade para falar francês e experiência de trabalho, é uma boa ideia verificar feiras de trabalho e contactar empresas específicas do seu interesse. Como em qualquer outro sítio do mundo, quanta mais experiência você tiver e quanto mais especializada for a experiência, mais probabilidades tem de encontrar um trabalho em Paris.

Tenha ainda em mente que, embora seja cada vez mais recorrente tentar encontrar emprego através da Internet, os empregadores franceses esperam que a sua carta de apresentação seja escrita à mão. Este é aliás um assunto levado muito a sério em França e a análise da escrita de um potencial empregado é também uma prática comum.

Encontrar trabalho enquanto vive em Paris

Se você já se encontra a viver em França e está à procura de trabalho, existem algumas coisas a ter em consideração. Em França, é raro e bastante difícil mudar de carreira. Para a maior parte das pessoas, o que estudou nas escolas ou universidades determina o seu futuro.

Por isso, independentemente do trabalho que está a candidatar-se, certifique-se que tem algum tipo de suporte no seu currículo.

Além disso, se tem algumas ligações em França, use-as, pois os círculos sociais são bastante importantes neste país.

É importante saber também que, por lei, qualquer pessoa ou empresa que ofereça emprego tem de criar uma descrição por escrito do cargo, submeter essa descrição à ASSEDIC (um departamento governamental relacionado com o desemprego). Tecnicamente, um empregador só pode contratar um cidadão de outra nacionalidade, se não encontrar um francês  para o cargo, após ter efectuado uma procura exaustiva.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This