Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Descubra como Trabalhar como Ator em Portugal

Como trabalhar como ator em Portugal é uma questão recorrente para muitas pessoas que gostariam de enveredar por uma carreira na área da representação, quer seja no teatro, quer seja na televisão e cinema.

Mas, sabe o que acarreta a profissão de ator, quais as suas responsabilidades ou como, naturalmente, conseguir um trabalho nesta área? Se não está familiarizado com o que você deve fazer, preparamos um artigo que lhe poderá ajudar nesse sentido.

Trabalhar como ator é uma atividade gratificante, mas instável
Trabalhar como ator é uma atividade gratificante, mas instável

O trabalho como ator

Um ator representa e comunica uma personagem ou situações a uma audiência, pequena ou grande, através do discurso, linguagem corporal e movimento. Isto, normalmente, envolve a interpretação do trabalho de um escritor ou guionista, sob as instruções e apoio de um realizador ou diretor, apesar de, em alguns casos, ser requerido ao ator que este improvise as reações de uma personagem numa determinada situação.

As áreas de trabalho podem variar de forma significativa, desde representações ao vivo de clássicos e teatro comunitário, até novelas, trabalho de rádio, publicidade e papéis em filmes.

A par do papel de entretenimento de um ator, pode caber a este também envolver no seu papel uma certa educação, treinamento ou terapia.

Uma carreira na representação incorpora períodos de desemprego, subemprego e alternativa de emprego, pelo que não é uma carreira propriamente estável.

Atividades típicas de um ator

As suas atividades podem variar, dependendo do ator e também das especificidades do seu contrato, mas normalmente poderão incluir alguns dos seguintes aspetos:

  • Contactos regulares com o seu agente
  • Frequentar audições para papéis
  • Aprender as suas falas e ensaiar
  • Trabalhar em palco ou num estúdio
  • Fazer gravações de voz para fins publicitários

Uma grande percentagem dos atores não tem trabalho continuo, pelo que é recomendado que se tenha uma atividade paralela para se manter ocupado e, ao mesmo tempo, ter uma fonte alternativa de rendimentos.

Escolas de atores em Portugal

Se gostaria de trabalhar nesta área, pode começar por frequentar uma escola para atores, de forma receber formação sobre representação e, naturalmente, começar a fazer os primeiros contactos que lhe poderão ser úteis no futuro para conseguir trabalho. Vejamos alguns exemplos de escolas para atores em Portugal:

Como trabalhar como ator

Se frequentou um curso de formação para atores, provavelmente já angariou alguns contactos que lhe podem ajudar nos seus intentos de trabalhar na área. Porém, se quer procura arranjar trabalho como ator por si mesmo, encare este trabalho como qualquer outro e faça networking com atores e diretores, consulte sites da especialidade, vá a castings para peças de teatro, telenovelas e filmes e, assim, decerto que conseguirá obter os seus primeiros trabalhos como ator em Portugal.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This