Dicas para trabalhar como Freelancer em Jornalismo

Trabalhar em jornalismo implica alguma dedicação ao trabalho, não só na forma como encara o trabalho, como ainda nos cuidados a ter. Lembre-se que o jornalismo é uma profissão que depende dos outros para ter sucesso, isto é, o jornalista só tem sucesso no seu emprego se as pessoas gostarem do que este escreve. Porém, é cada vez mais complicado encontrar trabalho como jornalismo, por isso muitas pessoas recorrem ao Freelancer para iniciar uma carreira como jornalista.

Para começar a trabalhar como freelancer em Jornalismo é imprescindível que saiba escrever extremamente bem, que tenha um hábito de escrita bastante mais desenvolvido do que as pessoas em geral e ainda sem qualquer tipo de erros ortográficos ou semânticos. É muito normal que o início de carreira seja bastante complicado, pois vai ser muito difícil conseguir que alguma peça sua seja comprada e publicada por uma redação.

O primeiro passo a dar para o sucesso é a criação de um bom portfólio, ou seja, escolha alguns temas em que tem conhecimentos gerais e desenvolva algumas matérias sobre os mesmos (se possível faça o trabalho todo, incluindo as imagens ilustrativas e até a paginação). Para que o seu portfólio tenha algum sucesso junto dos editores, o mais indicado é a escolha de temáticas que possam vir a ser de alguma forma polémicas, pois assim além de estes terem temáticas interessantes para publicar nos jornais ou revistas, têm ainda o trabalho todo feito.

Depois da criação do portfólio é importante que as pessoas fiquem a conhecer a sua pessoa. O mais indicado é que visite as redações presentemente e não tentar entrar em contacto com os mesmos através de telefones ou e-mails, pois assim terá a certeza que os editores vão ver o seu trabalho. No entanto, depois de deixar o seu portfólio para estes analisarem, deixa passar alguns dias e volte a contactar para que estes vejam que tem bastante interesse em trabalhar com eles.

Se ainda assim não conseguir que as suas peças publicadas, porque não tentar as várias publicações online ou mesmo as revistas presentes exclusivamente na Internet, pois estas certamente que estão sempre dispostas a trabalhar com bons profissionais e não necessitam de grandes requisitos. Existem ainda a solução de trabalhar com blogs, pois são cada vez mais presentes no dia-a-dia dos portugueses, mas muitos deles não lhe vão poder garantir uma remuneração fixa, mas o Freelancer é mesmo assim, inconstante.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.