Emprego Psicologia
|A psicologia é uma ciência que procura compreender as emoções e comportamentos assim como os processos mentais dos seres humanos. Em geral, a psicologia tenta entender e explicar desde dos pequenos processos cognitivos até aos mais complicados, estudando a mente e o corpo em conjunto e não em separado. Por isso, não existe apenas uma área da psicologia, podemos encontrar psicologia clínica, psicanálise, psicologia comportamental, contudo tudo tende para o objetivo central.
Um psicólogo irá tentar compreender e explicar os processos cognitivos de um determinado individuo. O profissional da psicologia utiliza alguns processos analíticos e comparativos para conseguir ajudar o seu doente a recuperar do seu distúrbio psicológico, o objetivo do psicólogo é sempre melhorar a qualidade de vida do seu cliente. Ao conseguir resolver esses pequenos distúrbios as pessoas conseguirão relacionar-se muito melhor com a sua família, com a sociedade e até mesmo com o próprio.
Para um psicólogo a sua área de trabalho é um pouco alargada, mas também é necessário que o psicólogo se especialize em algumas áreas, ou seja, quanto mais especializações que o psicólogo tiver melhor será para arranjar trabalho. Um psicólogo poderá trabalhar numa escola, acompanhando os estudantes nas mais diversas áreas quer seja para ajudar a escolher uma área futura ou apenas para conversar sobre determinados assuntos, poderá também trabalhar em hospitais ajudando os doentes a ultrapassar e a entender as suas doenças, poderá trabalhar nas fábricas onde irá ajudar e escolher os novos empregados, um psicólogo poderá também trabalhar na polícia e em laboratórios ajudando a traçar perfis dos criminosos e a interroga-los.
Uma das grandes vantagens das mudanças que o ensino superior sofreu nos últimos anos, é exatamente o facto de facilitar a entrada no mundo do trabalho por parte de alguns cursos, nomeadamente em áreas tão específicas como esta.