Saber Lidar com o Desemprego
|Se está numa situação de desempregado tem de aprender a lidar com a situação.
Não faça disso um drama. Não é a primeira pessoa nem será a última a estar desempregada. A forma como reagir pode ditar a sorte que terá no futuro.
O mais importante quando se fica desempregado é não se deixar ir abaixo. Se desistir põe em risco o seu futuro e a sua subsistência. Com certeza será uma situação desagradável e preocupante mas terá de direccionar os seus esforços para sair dela. Pense bem no caminho que quer seguir.O primeiro passo será tornar a situação de desempregado oficial e tratar dos respectivos papéis. Se estiver a trabalhar à tempo suficiente pode contar com o subsídio de desemprego que sempre lhe dará uma almofada de segurança.
Mas não se deixe relaxar com o subsídio. Ele não dura para sempre e mais dia, menos dia vai acabar e se não tiver tratado da sua situação vai ficar ainda pior.
De seguida comece à procura de um novo trabalho. Aproveite o período em que tem o subsídio para encontrar um novo local para trabalhar. Como sempre tem um ordenado através do subsídio não precisa de aceitar logo o primeiro trabalho que lhe aparecer mas tenha cuidado: se rejeitar demasiados trabalhos sem justificação perde o direito ao subsídio. É melhor ter um trabalho razoável do que não ter nenhum.
Envie currículos, visite as empresas da área em que trabalhou e veja se precisam de mais empregados e se nada disto resultar aposte na sua formação, faça um curso para enriquecer o seu currículo.
Se se esforçar o tempo que está desempregado será um mau momento mas não será definitivo.