Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Saídas dos cursos profissionais Novas Oportunidades

O programa novas oportunidades é uma iniciativa do governo português para facilitar o acesso à escolaridade por parte da população, com o objectivo de aumentar a percentagem de alfabetização no nosso país. Pretende ainda disponibilizar aos alunos do Ensino Secundário a possibilidade de poderem aprender uma profissão com equivalência ao 12º ano de escolaridade, visando diminuir o número de alunos que desistem da escola após terminarem o 9º ano de escolaridade, e dar àqueles que não tiveram oportunidade de estudar, verem as suas competências reconhecidas com um grau escolar previamente sustentado e estabelecido de acordo com critérios específicos. Este programa tem a validade e credibilidade máxima tal como qualquer outro processo de ensino e é reconhecido como tal pelo Estado Português, estando já cerca de 300 cursos disponibilizados pelas escolas e centros de formação, e 800 mil formandos que beneficiam ou beneficiaram deste programa.

Existem vários tipos de cursos neste programa, existem mais de 130 cursos para jovens que os preparam para o mundo do trabalho ou para o ensino superior, normalmente nestes cursos obtêm-se equivalência ao 12º ano e uma qualificação de nível 3. No entanto não são só os jovens que beneficiam do ensino, tambem há cursos para adultos, que tem que ter pelo menos 18 anos, ou ainda não completaram o décimo segundo ano.

novas-oportunidades-saidas-profissionaisEste ano eu própria frequentei um curso EFA, (educação e formação de adultos) pertencente ao programa novas oportunidades, para concluir duas disciplinas eu tinha em atraso do 12º ano, a forma de ensino é muito mais facilitada, mas não é por isso que se pode dizer que não se aprende nada, pois foram realizados vários trabalhos sobre diversos temas que de certa forma vieram enriquecer a nossa cultura geral. Quanto a saídas profissionais destes cursos são reduzidas ou nulas até porque embora eu consiga arranjar trabalho mais facilmente agora que concluí o secundário, não tenho nenhuma formação não aprendi nada em especifico, contudo deu-me uma grande ajuda pois posso concorrer ao ensino superior com uma melhor média e mais facilmente.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This