Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Saídas Profissionais dos Cursos Profissionais

Os cursos profissionais são uma modalidade de educação de nível secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional, recorrendo à formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria à vertente técnico-prática. Quando terminado o curso é conferido um diploma de equivalência ao ensino secundário, preparando o acesso a formações pós-secundárias ou ao Ensino Superior.

Na candidatura ao Ensino Superior existe também, em alguns cursos, uma percentagem de vagas para alunos do ensino profissional.

No entanto, para prosseguir estudos no Ensino Superior, o aluno terá de realizar os exames necessários. A qualificação de nível 3 facilita para aqueles que não querem seguir o ensino superior, a entrada para o mercado de trabalho, logo após a finalização do curso.

Os cursos profissionais destinam-se a jovens que concluíram o 3º ciclo do Ensino Básico, que querem fazer uma formação profissional específica ou que prefiram um estilo de aprendizagem mais prático.

saidas-profissionais-cursos-profissionaisExistem vários cursos profissionais, porque toda a gente é diferente e gosta de coisas diferentes, alguns exemplos de cursos profissionais podem ser: o curso profissional de análise laboratorial, que tem como saídas profissionais a indústria farmacêutica, petroquímica, têxtil, o controlo de qualidade, laboratórios de pesquisa e química alimentar; o curso profissional de técnico de apoio psicossocial, em que o técnico pode exercer a sua profissão em lares de terceira idade, escolas, centros de ATL, instituições de apoio á família, instituições de acolhimento de crianças e jovens, e unidades hospitalares; o curso profissional de técnico de design gráfico muito popular nos dias de hoje que pode exercer funções em ateliês de design gráfico, jornais ou revistas, agências de publicidade, autarquias, editoras, superfícies comerciais, museus e centros culturais, oficinas gráficas e reprografias; ou então por exemplo um curso que perdeu muita da sua popularidade devido as reduzidas saídas profissionais, o curso profissional de técnico de gestão de equipamentos informáticos, que tem como saídas profissionais empresas, organismos públicos e privados e autarquias.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This