Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Trabalhar em Angola

Cada vez mais os portugueses pensam em voltar às antigas colónias como forma de superar a crise e o desemprego que assola o nosso país. Angola sempre foi uma das opções mais procuradas pela riqueza e potencial que este país tem.

Apesar da ligação histórica e cultural entre os dois países, e da facilidade de comunicação, há muitos pontos a ter em conta antes de decidir emigrar para Angola.
É verdade que os salários são muito melhores que em Portugal, e há mais oferta, mas não será certamente um paraíso exótico, pelo que deve ter em conta também os aspetos negativos. Vejamos então como se pode preparar para trabalhar em Angola.

Viver em Angola

Vamos focar-nos especialmente em Luanda, visto ser a cidade para onde mais portugueses se deslocam. Apesar de ser uma zona citadina, e de ser o centro onde se situam as maiores empresas, é também uma zona em que a habitação não está desenvolvida o suficiente para acomodar os milhões de emigrantes e imigrantes que se concentram na metrópole. Prepare-se para o que vai encontrar, e não vá desprevenido. Apesar de ainda ser um país em desenvolvimento, não espere facilitismos. Os empregadores dão tanto valor à qualidade e empenho como cá. Aproveite a vantagem que pode ter para se destacar e progredir na carreira.

trabalho-angolaUm aspeto muito importante sobre como viver em Luanda diz respeito à segurança. Prepare-se para ficar um pouco em “estado de alerta”, pois Angola não é certamente um país seguro como os países europeus. Terá de, por exemplo, apenas andar por zonas que saiba serem seguras, evitar mostrar artigos dispendiosos (até mesmo telemóveis), trancar sempre bem o carro, a casa, e manter as janelas bem fechadas. Os cuidados devem ser ainda maiores caso seja mulher.

Não esquecer os cuidados de saúde, tais como não beber água canalizada, não comer comida vendida na rua, ou em locais cujas condições de higiene não são as melhores. Ter as vacinas em dia, e levar consigo alguns medicamentos de primeira necessidade, e repelente de mosquitos.

Por último, não podemos deixar de mencionar quão caótico é o trânsito em Luanda. É muito importante que tenha a carta de condução, pois o meio de transporte principal é o carro. Mas prepare-se para uma cidade de trânsito confuso e mal organizado. Muitas filas de trânsito e pouco respeito na estrada.

Pode ser difícil adaptar-se ao tipo de vida desta cidade. Terá de analisar bem a sua personalidade, e se está disposto a viver num país/cidade com estas características.

Onde viver?

Se o seu objetivo é viver em Luanda, há duas opções disponíveis: ficar no centro ou na periferia da cidade.

Se o seu objetivo é ficar perto do local de trabalho, a oferta habitacional não é a melhor. Há pouca oferta de apartamentos novos em Luanda, e os que há são infra-estruturas extremamente caras com preços proibitivos, ou então prédios degradados e com poucas condições. Caso o seu salário permitir, é mais aconselhável que vá viver para uma vivenda ou condomínio na periferia, em Luanda Sul – Talatona. Será muito mais dispendioso mas certamente mais seguro. A maior desvantagem é demorar cerca de duas horas para chegar ao centro.

Há outros aspetos que deve ter em conta quando procura casa em Luanda, além da localização. Como a água da rede não é potável, é melhor que a casa tenha um reservatório e uma bomba de água. É também importante que tenha gerador, e ar condicionado operacional.

Se está a pensar viver num prédio, tenha em atenção ao andar que escolhe porque poucos possuem elevador. Veja também se existe estacionamento – os poucos parques que existem ou são reservados ou bastante caros.

Por último, uma nota importante. Terá que pagar avançado entre 6 meses a um ano de renda ao senhorio e, além disso, se a casa precisar de obras será o inquilino quem as paga.

Áreas em que há mais oferta de trabalho
As melhores ofertas de mercado de trabalho em Angola são a nível da informática, e técnicos de higiene e segurança no trabalho. São áreas que ainda não estão totalmente desenvolvidas em Angola e, como tal, pessoas com conhecimentos são bem-vindas.

Há também procura de gestores, sendo que normalmente são confiados bons cargos aos portugueses que possuam as qualificações adequadas. Na mesma linha encontramos vagas na área financeira e também em hotelaria.

Mas a maior procura é, sem dúvida, na área da construção. Como referimos acima, Luanda apenas oferece soluções imobiliárias para os extremos (para pessoas de condição financeira baixa, e para os de muito elevada). Está previsto um desenvolvimento maior ao nível de habitação para a classe média. Apartamentos com alguma qualidade e segurança. Para isso são necessárias pessoas com experiência e formação na área, desde pintores, carpinteiros, a arquitetos e engenheiros.

Posso partir para Angola sem emprego certo?

Esta é a pergunta que muitos que querem mudar de vida e fugir à crise fazem. É muito arriscado atualmente conseguir isso em Angola, mas o mais difícil é obter visto para viajar. Há uma boa probabilidade de encontrar emprego, mas tem que ser obtido a partir de Portugal, ou já com tudo acertado com as empresas Angolanas. Mas antes de começar a fazer as malas, pesquise para saber se há oferta ou procura na sua área de formação. Por muito bom profissional que seja, poderão não haver vagas onde pretende trabalhar. Tente primeiro contactar com empresas que estejam presentes em Angola e, se conseguir, com pessoas que lá trabalhem.

Quanto às condições salariais, procure negociar salário, habitação, e automóvel. Não se esqueça que Luanda é a segunda cidade mais cara do Mundo, logo a seguir a Tóquio. O preço por m2 é muito elevado, e as refeições são também muito caras. No centro da cidade, um T1 custa mais de $2.000 por mês, e a média por refeição são $50, mas o valor está a baixar e já se consegue comer mais barato e com qualidade.

À noite existem bons locais de lazer na ilha de Luanda, mas prepare-se para pagar caro o divertimento.
Aos fins de semana tem as praias, os passeios organizados, e o convívio com os amigos, porque infelizmente não existem em Luanda muitos locais de diversão ou lazer para a família.

Pense em acordar às 6:00 que já é dia, começar a trabalhar às 8:00 e sair às 18:00 que já é noite. Descansar e dormir é fundamental, pois o calor com a maioria da temperatura acima dos 30° faz com que a nossa energia se esgote rapidamente.

Boa sorte, bons negócios e muito sucesso profissional!

Veja aqui algumas ofertas de Emprego



Ofertas de Trabalho Para Angola

 

 



Ofertas de Trabalho Para Angola

 

 

 

 

 

 

 

 

18 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This