Trabalhar na Internet: Programador

A área da programação é hoje em dia uma das mais populares na Internet, até porque é esta que garante que existam cada vez mais e melhores sites, blogs e portais que fazem as delícias de quem utiliza a Internet para diversos fins. Porém, ao contrário do que acontece com outras áreas de trabalho ligadas à Internet, o programador necessita de muito estudo e dedicação para ser um excelente profissional.

A primeira coisa a fazer é montar o seu local de trabalho. Apesar de ser necessário a utilização de alguns programas especiais e com características diferentes de outros, a maioria dos computadores de hoje em dia é o suficiente para iniciar a sua carreira. Posteriormente poderá melhorar o seu local de trabalho consoante as suas necessidades e até a sua forma de trabalhar, já que cada um garante o seu tipo de produtividade.

Em seguida, começando a trabalhar é necessário definir qual é a sua área de aplicação, consoante os seus conhecimentos é importante saber qual será o tipo de linguagem que vai utilizar, qual o tipo de serviços que vai disponibilizar e ainda qual é o tipo de público-alvo que vai tentar atingir, pois assim torna-se muito mais fácil de conseguir o primeiro contacto.

Ao contrário do que se pensa, não é necessário ser licenciado ou doutorado para trabalhar como programador, é sim necessário uma grande dedicação e muito conhecimento que pode ser adquirido de diversas formas ao longo dos anos.

Tão importante como o conhecimento e a prática é a formação contínua e a constante socialização com profissionais de áreas complementares, quem sabe se não precisam de um programador para terminar alguns trabalhos ou mesmo fazer uma parceria e garantir outros trabalhos futuros. Assim, as redes sociais e os fóruns especializados são uma óptima forma de conseguir novos clientes e até parceiros de negocio.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.