Como Trabalhar na Suécia
|Devido ao que acontece no Brasil e em Portugal, muitas pessoas estão procurando saber o que tem que ser feito para arrumar um emprego na Suécia e assim conseguir aumentar a qualidade de vida para ele e seus familiares.
Graças à crise económica e política que só aumenta, é visível que muitas pessoas estão pensando trocar de país, como por exemplo ir para a Suécia, para ter um trabalho com salário mais justo e assim poderem viver melhor.
Quem não quer?
Então vamos juntos conhecer mais sobre a Suécia – como eles vivem, como está atualmente o mercado de trabalho e quais profissões eles mais precisam, quais são os salários e valor do dinheiro, quanto se paga de imposto, e por aí.
Quais São as Vantagens em Trabalhar na Suécia
Falemos agora do assunto que todo mundo quer saber – os salários praticados na Suécia e qual o verdadeiro poder de compra que a coroa sueca tem.
Quando comparado com o Brasil ou Portugal, é claro que os salários são bem melhores.
Vale também comentar um fato curioso – na Suécia não existe salário mínimo. Os salários neste país são feitos a partir de negociações coletivas entre os empregados e os sindicatos de sua categoria de trabalhadores. Também é levado em consideração nesta questão pontos como idade, anos de experiência, carga horária e turno.
Curioso não é?
Salários e Impostos
Ainda que as remunerações sejam altas perante outros países, fato é que na Suécia os gastos para se viver bem também seguem o mesmo nível – ou seja, ganha-se muito mas gasta-se muito também.
Logo para quem sonha desde já com um grande salário ao final do mês e planeia deixar a poupança cheia de dinheiro, avisamos desde já que a Suécia não é o país para encher a poupança e fazer o pé de meia que procura para as suas finanças pessoais. Na Suécia o que você ganhar irá gastar com toda certeza para seu bem estar.
Mas existe aquela exceção para esta regra – caso você seja um sortudo te ir trabalhar na Suécia com um contrato, onde a empresa paga a sua renda, paga seu carro, seu plano de saúde, uma viagem para o seu país uma vez ao ano, entre outros benefícios… então você teve muita sorte e viverá uma realidade complemente diferente da maioria dos suecos e imigrantes comuns.
O que você ganhar, poderá colocar no bolso para gastar com o que quiser e ainda sobrarão muitas coroas suecas para fazer o que quiser – inclusive guardar, caso queira e esteja pensando no futuro.
Outro ponto que deve ser lembrado é a questão dos impostos que são levados muito a sérios. Considere que todo salário tem uma mordida do leão sueco (loiro e de olho azul) de 30% — lá eles dão o nome de skatt (imposto pago).
A declaração de imposto de renda é realizada por uma vez por ano, sendo que uma parcela desse imposto voltará para seu bolso.
Igualdade dos Sexos
Um último ponto para finalizar o assunto de empregabilidade na Suécia – nota-se que entre as 30 profissões mais comuns na Suécia (que você irá ver no quadro logo abaixo) o salário médio mensal para as mulheres é de 27.897 coroas e dos homens são de 29.350 coroas por mês.
Profissionais que o Mercado de Trabalho Norueguês Mais Necessita
1º Engenheiros
2º Representantes de Vendas
3º Trabalhadores de Oficio
4º Gestores/Executivos
5º Chefes de Cozinha
6º Técnicos
7º Motoristas
8º Supervisores
9º Contadores e Profissionais de Finanças
10º Operadores de Máquina
Porém antes de começar a fazer as malas e já pensar ir parar na Noruega, é ainda mais interessante você fazer uma pesquisa ainda mais profunda da demanda do mercado. Um fato conhecido por muitos é de que a Noruega precisa para ontem de engenheiros de todas as áreas, como também de inúmeros enfermeiros para seus hospitais.
Melhores Locais para Encontrar as Vagas
• Stepstone
• Mera Jobb
• Metro Jobb
• CareerBuilder
• JobbBlocket
• Workey
• Monster
• Arbetsförmedlingen (local de ofertas de emprego e a projeção da área de atuação para os próximos cinco anos)
• DN.Ekonomi (Jornal sueco com classificados de emprego com nome de DagensNyheter)
Portais de emprego
• Proffice
• Adecco
• Manpower
• AcademicWork (site para publicar seu currículo caso seja um recém-formado ou ainda estudante universitário)
Acreditamos que com este guia nós te esclarecemos alguns pontos que confundem em muito as pessoas que querem morar e trabalhar na Suécia.
E deixamos bem claro que a nossa equipe está sempre presente para tirar dúvidas. Além disso, desejamos toda sorte do mundo nessa busca pela oportunidade de trabalho na Suécia. Conte sempre connosco!