Trabalho a Recibo Verdes
|O trabalho a recibos verdes apenas deveria ser feito por trabalhadores independentes mas na prática é utilizado por muitas empresas como forma de pagar menos impostos. Os trabalhadores mesmo sendo prejudicados com isso não têm outro remédio senão sujeitar-se se pretendem manter o seu posto de trabalho.Explicação simples do regime de recibos verdes.
Segurança Social
Após darem início à actividade têm direito a um ano de isenção da Segurança Social. No final desse ano se trabalharem para alguma empresa que desconte para a segurança social continuam isentos do pagamento em relação ao trabalho a recibos verdes. Se continuar um trabalhar independente tem de pagar a segurança social de acordo com o valor que ganha. Existem oito escalões da segurança social e deve escolher aquele que mais se aproxima do que ganha. Não tenha a tentação de escolher um escalão mais baixo para pagar menos porque depois qualquer subsídio é atribuído conforme o escalão.
IRS
Se não ultrapassar os 9959,70€ fica dispensado de fazer retenção de IRS na fonte, mas pode optar na mesma por o fazer. A retenção na fonte é de 20% na grande maioria das actividades.
IVA
É obrigado a cobrar IVA se:
- Tiver uma contabilidade organizada.
- Num ano ter mais de 10 mil euros de rendimento ilíquido.
Se cumprir um destes dois requisitos fica obrigado a declarar de forma anual o IVA.
Além destas regras tem ainda a possibilidade de ter ou não uma contabilidade organizada. Se o seu rendimento ilíquido for superior a 99759,58€ dois anos seguidos passa a não ter escolha e é obrigado a ter a contabilidade organizada.
Se tem alguma dúvida dirija-se aos locais próprios para pedir informações (segurança social ou finanças), ou então pode perguntar a alguém que conheça e que desempenhe um trabalho a recibos verdes.