Fazer Curriculum VitaeModelos CV Download Grátis

Trabalho na Apanha da Azeitona

A apanha da azeitona é um processo que decorre, geralmente, de Outubro a Janeiro, e que consiste em apanhar a azeitona por processos manuais ou mecânicos, quer para transformação posterior em azeite quer para se vender a azeitona convencional. Em Portugal, existem várias oportunidades de trabalho na apanha da azeitona, especialmente na zona do Alentejo, uma das melhores zonas para plantação de azeitona na Península Ibérica.

Como Arranjar Trabalho na Apanha da Azeitona

Antes de nos debruçarmos um pouco sobre as oportunidades de trabalho na colheita da azeitona, vamos falar em linhas gerais em que consiste o processo da apanha da azeitona.

Trabalho na apanha da azeitona.

Quando começa a apanha?

Normalmente, as azeitonas são apanhadas cedo, isto é, em Outubro ou Novembro, na altura em que se despoleta o processo de mudança de cor, mais concretamente de verde para preto. Faz-se a colheita cedo, pois muitos defendem que é fulcral para a produção de azeite de elevada qualidade e com características únicas, como:

  • A cor amarela esverdeada
  • Aroma fresco
  • Sabor ligeiramente picante

Todavia, uma apanha precoce da azeitona (esverdeada) tem também as suas desvantagens, pois implica que se produza menos azeite, quando em comparação com as azeitonas maduras.

A mão-de-obra necessária

A apanha da azeitona é um processo semi-mecânico. Em condições normais, as árvores que produzem as azeitonas, as oliveiras, são abanadas manualmente, o que causa a queda de azeitonas, para redes previamente espalhadas debaixo das árvores.

As azeitonas colhidas podem ser separadas, quer para venda posterior, quer para preparação do azeite. Se for para produção de azeite, as azeitonas são transportadas para um moinho, uma vez que é muito importante que o azeite seja extraído no mesmo dia da colheita, para evitar a oxidação.

Uma vez que todo o processo implica muitos recursos manuais, existem oportunidades temporárias ou sazonais de emprego na apanha da azeitona.

Oportunidades de trabalho na apanha da azeitona

Na época da apanha da azeitona, os produtores procuram pessoas capazes de trabalharem com eles durante os meses da colheita, especialmente pessoas já com alguma experiência em trabalhos agrícolas. Mas existe alguma escassez da procura deste tipo de trabalho, mais rural, pelo que pode ser uma óptima oportunidade para si.

Você pode abordar diretamente os produtores de azeitona, oferecendo os seus serviços ou, pelo contrário, pesquisar por oportunidades afins em empresas de trabalho temporário. Além disso, muitos produtores procuram colaboradores em sites de emprego, como o Net Empregos ou no Indeed, pelo que é sempre outra opção, quiçá fácil de você procurar emprego nesta área.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se possível, ajude a partilhar o mesmo.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This