Trabalho Temporário
|O trabalho temporário está a ganhar popularidade entre as empresas que vêm esta “nova” forma de trabalho como um meio para reduzir os custos que têm em salários.
Ao contrário do que as pessoas com mais idade se acostumaram, o trabalho tende cada vez mais a contrariar a ideia de um trabalho para a vida. Os jovens nos dias de hoje têm vários trabalhos diferentes em pouco tempo. Em vez dos seus pais que tinham um trabalho para toda a vida os jovens vão saltando de trabalho em trabalho.
Tal como a perspectiva do copo meio cheio ou do copo meio vazio o trabalho temporário também pode ser visto de duas formas. Para algumas pessoas é visto como um emprego precário e que não dá qualquer segurança mas por outro lado é visto como uma forma de acumular uma maior experiência em diversos trabalhos e com bastante rapidez.
As empresas vêem o trabalho temporário como uma possibilidade de poupar dinheiro. Dependendo do sector em que se enquadram, as empresas podem ter alturas de mais ou menos trabalho e contratam pessoas só para as alturas com mais trabalho. Fazem contratos de seis meses por exemplo para cobrir uma altura com mais encomendas e quando chegam os meses de menos produção evitam ter de pagar mais salários. Têm uma lista de funcionários fixos e quando precisam de mais recorrem ao trabalho temporário.
Quem vive do trabalho temporário vê acima de tudo as suas vantagens. Ganha currículo e experiência em várias áreas e se não gostar de um trabalho rapidamente pode mudar.